Rio - O Comitê Organizador da Olimpíada do Rio abre nesta quinta-feira o processo de seleção para o recrutamento de 70 mil voluntários para trabalhar em diversas áreas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. As inscrições serão online, com término previsto para o dia 15 de novembro.
Segundo Flavia Fontes, gerente do programa de voluntariado do Comitê Organizador, são requisitos obrigatórios que o candidato tenha 18 anos completos em 2016, ensino fundamental e disponibilidade para, no mínimo, dez dias de trabalho. "Fora isso, queremos pessoas com muita vontade, alegria e comprometimento", explica.
Serão nove grande áreas de atuação. A que terá o maior número de vagas - 30 mil - é a de atendimento ao público. "Eles são a cara dos Jogos, o porto seguro de quem vai trabalhar e assistir aos Jogos", diz Flavia. As outras áreas são: esporte, tecnologia da informação, saúde, produção de cerimônias, apoio operacional, imprensa/comunicação, protocolo e línguas.
Nesta primeira etapa, o candidato deve entrar no site de inscrições (www.rio2016.com/voluntarios), criar um login e preencher um formulário. "Queremos conhecer um pouco mais a pessoa, se ela já foi voluntária, se tem conhecimento de idiomas, e qual a área de atuação pretendida", conta Flavia.
Para os candidatos brasileiros, é necessário ter um número de CPF válido - no caso de estrangeiros, será preciso fornecer o número do passaporte e comprovar nível básico de domínio da língua portuguesa. O futuro voluntário também deve indicar onde pretende ficar baseado, afinal, serão abertas vagas não só para o Rio, mas para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, sedes do torneio de futebol.
Após a inscrição, será aplicada uma dinâmica online - um simulador de como é ser voluntário - e um teste de nivelamento de idiomas. "A partir daí, começaremos a separar os candidatos por área", revela Flavia.
Após essa primeira seleção, as entrevistas - que serão presenciais - começam no fim de fevereiro de 2015. O contato entre candidatos e organizadores poderá ser feito em oito centros de seleção espalhados pelo País. As primeiras cartas de aprovação serão enviadas já no ano que vem, recrutando voluntários para os eventos teste da Olimpíada.
Dentre as 70 mil vagas, a maioria (45 mil) é para os Jogos Olímpicos, que serão disputados entre os dias 5 e 21 de agosto. Para os Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro de 2016, serão outras 25 mil vagas. Nada impede que o voluntário esteja presente em ambos os eventos, opção que deve ser declarada no formulário de inscrição. Os organizadores esperam que 30% dos voluntários da Olimpíada participem, também, da Paralimpíada.
O candidato terá de custear o transporte até a cidade em que trabalhará e a hospedagem no período de eventos teste e dos Jogos. Enquanto isso, a organização fornecerá alimentação nos dias trabalhados, uniforme e transporte na sede durante o período do evento.

Imagem ilustrativa da imagem Rio-2016 abre inscrição para voluntários