Agência Estado
De São Paulo
A briga entre Rincón e Paulo Nunes está apenas começando. Ontem, o meia colombiano respondeu às ameaças do atacante do Palmeiras, que pretende processá-lo por calúnia. Segundo Paulo Nunes, o rival o acusou de atacá-lo com ofensas morais de cunho racista, sem ter como provar. Rincón está pronto para a batalha judicial. ‘‘Se ele vai levar isso em frente, eu também vou’’, garante o jogador do Corinthians. ‘‘Como é que o cara que descumpre uma lei nacional pode querer processar o outro?’’
O palmeirense negou que tenha insultado o corintiano no clássico do dia 12, no Morumbi. Alegou que tem muitos amigos negros e jamais faria ofensas racistas a ninguém. ‘‘Paulo Nunes é mentiroso!’’, rebate Rincón, que, por enquanto, não pensa em processar o seu desafeto.
O jogador do Corinthians exalta-se quando fala sobre o assunto. Mais uma vez, afirma ter sido vítima de ofensas por causa de sua cor e está disposto a levar essa briga até o fim. Ele revela que Paulo Nunes o ofendeu no lance anterior àquele em que recebeu a cusparada do corintiano.
‘‘O que ele me falou não é coisa normal de jogo de futebol e nem foi a primeira vez que aconteceu’’, ataca Rincón. ‘‘Sei que dei um mau exemplo, com aquela cusparada, mas o que ele falou foi algo muito pior’’, acrescenta o colombiano, que só vai revelar o que ouviu do rival ‘‘quando achar que é o momento certo’’.
Arbitragem – O técnico Luiz Felipe Scolari acha que o Palmeiras é ‘‘marcado’’ pela arbitragem, apesar de ser uma das equipes com menor de faltas cometidas no Brasileiro. Ainda inconformado pelo pênalti que o juiz paulista Romildo Corrêa marcou de Roque Júnior sobre Dodô no clássico contra o Santos, domingo, no Palestra Itália, o treinador do Alviverde diz que a sua equipe é até fácil de ser prejudicada pela arbitragem.
Ele ressalta que no Palmeiras não se protesta contra esses erros. O treinador diz que só ele é quem reclama. ‘‘É fácil o juiz apitar contra nós, aqui não tem cobrança da diretoria contra a arbitragem’’, reclama. ‘‘Como somos uma equipe forte, que contamos com um grande patrocinador, eles podem prejudicar a equipe’’, reage Scolari.
O treinador exagera ao afirmar que se fosse o juiz no domingo, influenciado por toda a situação, também teria marcado pênalti naquele lance. ‘‘Mesmo achando que não foi pênalti, eu marcaria.’’ O goleiro Marcos confirma que o Alviverde tem feito bem menos falta no Brasileiro. Essa situação, diz o goleiro, serve para acabar definitivamente com a fama de que o Palmeiras de Scolari é um time violento.
‘‘Dizem que o nosso treinador manda bater, mas agora a estatística mostra outra situação’’, afirma o goleiro, que se considera um privilegiado com o comportamento do Palmeiras. ‘‘Nosso time faz tão pouca falta, que neste Brasileiro não levei nem um gol nesse tipo de jogada’’, diz Marcos. ‘‘Nós fizemos umas 25 faltas domingo, o Santos fez o dobro e acabou levando o gol num lance desse.’’ O lateral Zé Maria diz que a defesa do Palmeiras está consciente para fazer fazer tanta falta na intermediária. ‘‘Nossa preocupação é entrar duro na jogada, mas sem derrubar o adversário’’, garante Zé Maria.

mockup