Londres - O atacante Richarlison explicou durante coletiva nesta terça-feira (19), em Londres a polêmica declaração feita de junho de 2023: "A 9 é minha, não tem o que ficar escolhendo". De volta à seleção com Dorival Júnior, Richarlison disse que foi visto como arrogante pela forte entrevista há nove meses.

Ele não se arrepende, mas admite que usou palavras mais duras para defender seu trabalho na seleção depois de todo o ciclo com Tite. Agora, porém, o Pombo não pede mais a camisa 9.

"Falei isso, pois sei do meu potencial. Sei o que é vestir a camisa da seleção. Nunca deixei de sonhar. Foi um período de dificuldade, mas não me deixei abalar. Sabia do meu momento no clube e na seleção. Trabalhei sempre calado recebendo as críticas", afirmou aos jornalistas.

O atacante contou ainda que voltou a jogar antes do esperado após a cirurgia. "Na minha última coletiva você perguntou da camisa 9. Muitas pessoas viram arrogância em mim, mas não fui na maldade. Sabia que eu era um dos artilheiros do ciclo, eu e Neymar", disse Richarlison.

"Pesou para mim, as pessoas acharam um pouco arrogante também. Faz parte do futebol",  afirmou Richarlison
"Pesou para mim, as pessoas acharam um pouco arrogante também. Faz parte do futebol", afirmou Richarlison | Foto: Rafael Ribeiro/CBF

"Não vivia grande momento, minha fala pode ter sido pesada pelo momento. Pesou para mim, as pessoas acharam um pouco arrogante também. Faz parte do futebol. Estou de volta (à seleção) e espero fazer o melhor possível. Muito bom estar no começo de ciclo com o Dorival. Espero ajudar ele e toda a seleção", afirmou ele.

Quem também deu entrevista nesta terça foi o meia Andreas Pereira. Ele disse que ter jogado no Flamengo o ajudou a se sentir mais brasileiro. O meia nasceu na Bélgica, foi revelado na Inglaterra, mas passou pelo Rio de Janeiro e não abriu mão de defender a seleção. Na passagem, conheceu altos e baixos, do impulso da torcida às críticas por uma falha crucial na final da Libertadores 2021.

"A volta ao Flamengo foi muito importante para reconectar com o povo brasileiro. Sempre joguei fora, na Europa, e foi importante me conectar com a torcida brasileira. Me senti muito à vontade. São raros os jogadores que voltam para a Europa e jogaram em alto nível. Estou desfrutando cada momento", disse Andreas.

Ele também falou sobre o período mais difícil no Flamengo com erro que resultou no gol do Palmeiras e a derrota na final da Liberdades em 2021. "Ser cobrado, viver do céu ao inferno. Foi difícil, fiquei mentalmente mais forte. Me fortaleceu para voltar a jogar na Europa e buscar a vaga na seleção", afirmou.

QUEM JOGA

Richarlison não tem a garantia de titularidade no Brasil para os amistosos contra Inglaterra neste sábado (23) e Espanha (26). O técnico Dorival Júnior está preocupado com a lesão recente de Richarlison no joelho e vai observar a performance do atacante durante os treinamentos.

Richarlison teve uma lesão no joelho no início de março e só jogou dez minutos desde então. O centroavante tem feito trabalhos específicos na CBF. Richarlison não joga 90 minutos desde o dia 10 de fevereiro, há mais de um mês. Se tiver condição plena, será o titular. Se ele não começar, Endrick é o centroavante reserva.

Dorival abre apenas o aquecimento para a imprensa e evita dar pistas da escalação. O Brasil tem treinado no CT do Arsenal antes de enfrentar a Inglaterra no sábado, em Wembley.