Santos - Frustrado por não poder disputar a Copa Libertadores da América, o meia Ricardinho, que completará 28 anos no domingo, chegou ontem ao Santos disposto a não falar sobre o passado. Depois de se submeter a testes físicos e fazer corrida em volta dos gramados do CT Rei Pelé, ele posou para fotógrafos e cinegrafistas, mas não quis responder sobre a disputa judicial com o São Paulo.
O clube do Morumbi cobra dele R$ 2 milhões a título de multa por conta de um acordo que o impediria de defender outra equipe brasileira até dezembro deste ano. Em novembro, Ricardinho deixou o São Paulo e se transferiu para o Middlesbrough, da Inglaterra, pelo qual não chegou a disputar uma única partida oficial. ''Sou atleta de futebol. Não sou advogado nem estudei direito. Por isso, gostaria de comentar só sobre futebol'', declarou.
Ele assinou contrato com o Santos até dezembro de 2005, mas só poderá defender o clube pelo Brasileiro. Ele perdeu o prazo de inscrição na Libertadores devido a um documento do clube inglês, que não chegou a tempo.
''A única frustração é não poder jogar a Libertadores. Na verdade, isso só aconteceu por causa de um detalhe de documentação. O presidente Marcelo Teixeira (do Santos) me procurou antes do encerramento das inscrições'', afirmou.
Para formalizar a apresentação como jogador do Santos, Ricardinho aguardou a concessão de uma liminar pela Justiça do Trabalho obtida anteontem que garantisse a ele o direito de exercer a profissão no Brasil independentemente do acordo com o São Paulo.
O diretor de futebol do Santos, Francisco Lopes, afirmou que o contrato de Ricardinho foi encaminhado hoje para registro à Federação Paulista de Futebol, que, por sua vez, o enviará para a CBF. Formalizado o registro hoje, Ricardinho teria condições legais para enfrentar o Palmeiras no domingo, pelo Brasileiro, na Vila Belmiro. Apesar disso, não há previsão para a estréia do jogador.
O médico do Santos, Carlos Braga, vai solicitar ao Middlesbrough os exames clínicos mais recentes do jogador. Ricardinho vinha se exercitando em Curitiba, onde mora, com um plano elaborado pelo preparador físico Antonio Mello.
A última partida oficial disputada pelo jogador foi no ano passado, quando ele ainda defendia o São Paulo. Pelo Middlesbrough, disse ter atuado somente em jogos-treino.