São Paulo, 12 (AE) - Preterido por Paulo César Carpegiani, idolatrado por Levir Culpi. Essa é a trajetória do meia Ricardinho, o substituto de Fábio Aurélio na lateral-esquerda do São Paulo. O novo treinador ficou fascinado pelo futebol do jovem atleta e já garantiu a sua presença no Torneio Rio-São Paulo. "O Ricardinho tem muita qualidade técnica, dá segurança ao time e possui um toque de bola mais refinado que o do Marcelinho" afirmou Levir.
O meia, que nunca havia atuado na posição, ficou surpreso com a escolha do chefe. No fim do ano passado, Ricardinho já considerava como certo o seu corte do elenco, principalmente quando Levir chegou e decidiu enxugar o grupo tricolor. "Como não jogava, achei que seria quase impossível continuar", declarou o jogador.
Levir, contudo, já conhecia Ricardinho. Ambos enfrentaram-se no Campeonato Japonês, há alguns anos. Levir comandava o Cerezo Osaka. O meia era um dos principais articuladores do Nagoya Grampus. "Desde então descobri que o Ricardinho era bastante habilidoso", lembrou o treinador. O passe do atleta pertence ao empresário Silvio Aki e está emprestado ao São Paulo até julho.
Com Carpegiani, o meia chegou a participar de apenas duas partidas, nos minutos finais, diante do Botafogo-RJ, pelo Campeonato Brasileiro, e contra o Boca Juniors, pela Copa Mercosul. Uma torção no joelho também o afastou por um mês dos gramados. "Agora, estou finalmente tendo uma oportunidade de jogar", disse.
Por Ricardinho, Levir até resolveu improvisar, artifício descartado quando se apresentou ao clube. As negociações por reforços, principalmente nas laterais, ainda não saíram do papel. Hoje pela manhã, o presidente José Augusto Bastos Neto reuniu-se com Levir. "Não há novidades", lamentou o treinador.
À tarde, Levir comandou o primeiro coletivo da temporada. O time já está definido para enfrentar o Avaí, sábado
pelo Torneio Constantino Cury. O meia Raí será o grande comandante da equipe. A dupla de ataque será formada por França e Evair. O treino acabou mais cedo por causa da chuva. "Como está sempre caindo raios aqui no CT, achei melhor encerrar o trabalho antes da hora para não ter uma surpresa desagradável", brincou Levir.

mockup