São Paulo, 01 (AE) - Embora o objetivo imediato seja a conquista do título da Superliga Feminina de Vôlei, a levantadora Fernanda Venturini, do Rexona, tem um outro problema para resolver em breve: aceitar ou não a convocação para defender o Brasil na Olimpíada de Sydney, em setembro.
A dúvida, segundo a atleta, deve-se exclusivamente à falta de motivação. "Se sentir vontade de treinar novamente com a intensidade exigida pela seleção, voltarei à equipe", diz a atleta, de 29 anos, que já participou de três Olimpíadas. "A equipe estará mais fraca este ano em relação à que disputou os Jogos de Atlanta, em 1996, e a dedicação desta vez terá de ser maior ainda."
Se não for para Sydney como atleta, Fernanda irá como torcedora. Para garantir a viagem, a levantadora está negociando o aluguel de uma casa na cidade, fez reserva de vôo e tenta a compra de ingressos para o torneio de vôlei. "São providências que precisam de antecedência", lembra a atleta, dona de seis títulos de campeã brasileira. "Não posso esperar até a minha decisão de jogar novamente ou não na seleção." O técnico da seleção brasileira, do Rexona e marido de Fernanda, Bernardinho, brinca com a indefinição da mulher.
"Ofereci credencial oficial, alojamento, alimentação e passagens aéreas de graça para ela jogar em Sydney", afirma. "Mas ela está tentando pagar todas as suas despesas e só assistir à competição." Da primeira decisão depende outra: se não voltar à seleção, Fernanda Venturini pretende viajar grávida para a Austrália. "O herdeiro está nos meus planos para breve"
diz. "Se não engravidar por causa da Olimpíada, vou querer meu primeiro filho no ano que vem."
MASCULINO - A 12ª rodada do returno da Superliga Masculina de Vôlei terá nesta quinta-feira seis jogos: Às 20 horas, Palmeiras/Faculdades Oswaldo Cruz x Telemig Celular/Minas, no Palestra Itália, em São Paulo, e Coop/Santo André x Ulbra/Compaq
na Pirelli, em Santo André. Às 20h30m, Intelbrás/São José x São Paulo, em São José; Unisul x Banespa, em Florianópolis; Lupo/Náutico x Bento Gonçalves, em Araraquara; e Report/Nipomed x Telemig Celular/Unincor, em Suzano.