Reta final da Série B deve acelerar mercado do Londrina
Desde o acesso, Tubarão indica que deve buscar por nomes das divisões superiores para 2026
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de novembro de 2025
Desde o acesso, Tubarão indica que deve buscar por nomes das divisões superiores para 2026
O Londrina deve intensificar o mercado de transferências nesta semana, já que o Campeonato Brasileiro da Série B está em sua última rodada e vários clubes da competição têm poucas preocupações esportivas a partir de agora, com acessos, descensos ou permanências encaminhadas. A direção entende que será necessário qualificar o elenco para 2026 e, por isso, analisa nomes das Séries A e B para definir os primeiros reforços.
Após conquistar o acesso na Série C, o clube adotou um discurso de cautela na formação do grupo e evitou acelerar contratações de atletas das Séries C e D. A prioridade foi organizar a estrutura interna antes de avançar nas negociações. Dentro desse processo, o proprietário da Squadra Sports, Guilherme Bellintani, afirmou que há um planejamento para buscar jogadores das Séries A e B que têm sido pouco utilizados, sobretudo jovens próximos ao limite da idade de base. Esse perfil já rendeu boas peças em 2025.
Foi assim que chegaram o zagueiro Yago Lincoln, do Ceará, que permanecerá em definitivo para 2026; o volante Zé Breno, emprestado pelo Vitória; e o atacante Vitinho, cedido pelo Red Bull Bragantino, ambos que interessam para uma renovação para o próximo ano.
A filosofia para 2026 será a mesma que norteou a temporada atual: apostar em atletas sub-23 em atividade, mesclando o elenco com jogadores mais experientes. O time que conquistou o acesso à Série B seguiu exatamente esse modelo, com líderes como o goleiro Luiz Daniel, o zagueiro Wallace, os volantes Alison e Lucas Marques, o meia Cristiano e o atacante Quirino, ao lado de jovens como Yago Lincoln, Zé Breno, Vitinho, o lateral João Vitor, o zagueiro Caio e o volante João Tavares, todos com mais de dez partidas na Série C. A avaliação interna é de que essa fórmula funcionou, mas que o retorno à Série B exigirá um nível maior de competitividade.
Leia mais:
Não chegam agora
A diretoria admite que alguns reforços podem não estar presentes no início da pré-temporada, marcada para 1º de dezembro, especialmente aqueles vindos de clubes das Séries A e B que ainda estão em competição e necessitam de férias. Mesmo assim, o objetivo é garantir o quanto antes uma base sólida.
Com o fim próximo das duas divisões, o Londrina deve encaminhar negociações e iniciar os anúncios nas próximas semanas, buscando entregar ao técnico Roger Silva uma espinha dorsal já estabelecida.
Em relação a possíveis chegadas, poucas especulações avançaram nas duas semanas seguintes à final da Série C. Um dos nomes citados foi o lateral-direito Pacheco, titular da Ponte Preta. O jogador agradou e chegou a ser sondado, mas a tendência é que permaneça em Campinas, já que a Ponte pretende renovar seu contrato e ele também recebeu ofertas de outros clubes paulistas.
Matheus Camargo
Repórter de Esportes, com foco no Londrina Esporte Clube.