Rio de Janeiro - Representantes dos três grandes clubes do Rio de Janeiro estiveram presentes no velório de Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco. O evento aconteceu durante toda segunda-feira (9) no gramado de São Januário.

O primeiro clube a aparecer foi o Fluminense, com o presidente Mario Bittencourt, o ídolo e atual diretor Fred e o diretor de futebol, Paulo Angioni.

"Nunca tive a audácia de querer ser o maior goleador do Brasileirão: são números inalcançáveis. Ele foi tão legal comigo... e eu não conheço ninguém no futebol que fale mal do Roberto", disse o ex-atacante Fred.

O Flamengo foi representado por Juan, gerente, e Rodrigo Dunshee, VP geral e jurídico. O segundo não falou com a imprensa.

O Botafogo chegou na figura do presidente Durcesio Mello, do diretor de futebol André Mazzuco e do treinador Luis Castro. O trio se fez presente por volta de 15h.

"São sentimentos difíceis quando as instituições perdem as suas referências. O Roberto, não só pelo aquilo que fez como jogador, mas fundamentalmente pelo que foi como ser humano, deixou um legado. Fazer gols como o Roberto fez e ele ser o quinto maior artilheiro do universo do futebol, um dos melhores marcadores da história do Brasil", disse Luis Castro.

"Sabemos que o amor dele a serviço do Vasco era fantástico. É um homem por tudo aquilo que fez ao longo da vida. Partiu em muita dificuldade, mas ele sabe que pôde ter partido em paz, porque se entregou em muita seriedade", finalizou o técnico do Botafogo.

O velório de Roberto Dinamite começou nesta segunda-feira (9), às 10h15 (de Brasília), em São Januário.

Fãs fizeram fila do lado de fora do estádio do Vasco para se despedir do maior ídolo da história do clube. Alguns torcedores ainda trouxeram faixas e cartazes para homenagear Dinamite.

O velório aberto ao público terminaria às 19h (de Brasília) desta segunda. Na manhã de terça-feira (10), entre 9h e 10h, o velório segue no estádio apenas para familiares e convidados.

O Vasco montou uma estrutura para receber o caixão de Roberto Dinamite próxima à estátua do ex-jogador.

CHORO DE EX-COLEGAS

Muitos torcedores choraram e gritaram: "obrigado, Roberto". Alguns desejam força a Rodrigo, filho do ex-jogador que esteve muito próximo dele nos últimos tempos. Roberta, uma das filhas de Dinamite, fez carinho no pai.

O ex-atacante Edmundo se emocionou no velório, deu um abraço em Rodrigo e Luciana, filhos de Roberto Dinamite, e conversou com familiares.

Ídolo do Flamengo e amigo de Roberto, Júnior também confortou Luciana.

Após o velório, o corpo de Dinamite será levado em carro dos Bombeiros ao Cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias. Ele será sepultado ao lado dos pais. O cortejo parte de São Januário às 10h30 de terça.

Dinamite morreu aos 68 anos, ontem, de causa não divulgada, após mais de um ano tratando tumores na região do intestino.