Repleto de novidades, Vasco faz sua estréia no Mundial de Clubes
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de janeiro de 2000
Agência Estado
Do Rio de Janeiro
O Vasco vai ter, a partir de hoje, a segunda chance de tornar-se campeão mundial em menos de dois anos. Em dezembro de 1998, o time carioca perdeu a oportunidade ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Real Madrid, no jogo que reuniu, em Tóquio, o campeão da Europa e o da Taça Libertadores da América. Hoje, a equipe carioca volta a sonhar com a conquista, na estréia no 1º Campeonato Mundial de Clubes contra o South Melbourne, às 20h45, no Maracanã. Se o Vasco conseguir o título, o futebol brasileiro estará vingado definitivamente do trauma da perda da Copa de 50 no Maracanã, afirmou o presidente do clube, Antônio Soares Calçada.
A equipe dirigida por Antônio Lopes não deve ter dificuldades para superar os australianos. Ontem, logo após o treino, o técnico confirmou a escalação da dupla de ataque, que será formada por Romário e Edmundo ambos marcaram um gol no coletivo. O meio-de-campo também será ofensivo, com três jogadores que buscam o gol: Juninho, Ramon e Felipe. A confiança de Lopes na vitória é tão grande que só um volante Amaral foi escalado.
Na zaga, Júnior Baiano, ex-Palmeiras, e Mauro Galvão vão tentar evitar surpresas do desconhecido ataque do South Melbourne. A opção de deixar o novo reforço, Alexandre Torres, na reserva foi decidida ontem, após uma conversa entre o técnico e o jogador. Vim do Japão para jogar, mas não posso tumultuar o ambiente e vou torcer para o sucesso do time, disse Torres, sem procurar esconder a contrariedade.
Outra novidade do Vasco vai ser a presença do goleiro Hélton, que substituirá Carlos Germano, envolvido numa discussão com dirigentes do Vasco por ter tratado de uma possível transferência para o Santos sem o conhecimento do clube carioca. Na lateral-direita, Jorginho, ex-São Paulo, também vai poder mostrar à torcida carioca que continua com o mesmo futebol de quando foi projetado pelo América, em 1982.
Um misto de nervosismo e excitação. É dessa forma que o atacante Paul Trimboli, de 30 anos, principal jogador do South Melbourne, define o sentimento da equipe que enfrenta hoje o Vasco de Romário e Edmundo. Estou com muita expectativa para esse jogo, diria que até mesmo excitado, mas também nervoso, é óbvio, disse ontem o australiano.
Manchester x Necaxa Ao iniciar a sua participação no Campeonato Mundial de Clubes, o Manchester United quer provar que é o melhor time do mundo, após ter ganho todas as competições importantes que disputou em 1999 entre elas, a Copa Toyota, no Japão, e o Campeonato Europeu. O time inglês joga contra o Necaxa, hoje, às 18h15, no Maracanã. O Manchester vai contar com quase toda sua formação titular, com exceção do meia Scholes que ficou na Inglaterra se recuperando de uma cirurgia de hérnia. Ele será substituído por Butt, que, assim como Scholes, é integrante da seleção inglesa. O capitão da equipe, Roy Keane, que tinha um problema no joelho, vai jogar.
Confiante na suposta afinidade entre brasileiros e mexicanos, a diretoria do Necaxa, espera contar com o apoio de torcedores dos clubes cariocas que não participam do torneio. Fora de campo, pelo menos, a estratégia já teve algum resultado. Mas não foi espontâneo: ontem de manhã, jogadores e dirigentes do Necaxa foram recebidos com certo entusiasmo por moradores (principalmente crianças) de São Conrado e da Favela da Rocinha, na zona sul do Rio, após a distribuição gratuita de camisetas promocionais do clube.
FICHA TÉCNICA
Vasco
Hélton; Jorginho, Júnior Baiano, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Juninho, Ramon e Felipe; Edmundo e Romário. Técnico: Antônio Lopes.
South Melbourne
Udvarcz; Orlic, Blatsis e Iosifidis; Coveny, Panapolous, Curcija, Clarksone e De Amicis; Anastasiadis e Triboli. Técnico: Ange Postecoglou.
Árbitro: Dick Jol (Holanda)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 20h45
FICHA TÉCNICA
Real Madrid 3
Casillas; Michel Salgado, Hierro (Kananka), Karembeu e Roberto Carlos; Redondo, Guti (McManaman), Geremi e Sávio (Sanchis); Raul e Anelka. Técnico - Vicente del Bosque.
Al Nassr 1
Khojalli; Al Shokia, Hadi Sharify, Mansour Mousa e Harthi; Karni, Al Husseini (Al Khathran), Bahja e Amin; Jaman e Saib Mousa (Triki). Técnico - Milan Zivadinovic.
Juiz - Oscar Ruiz Acosta (Colômbia).
Cartão amarelo - Hierro.
Renda e Público - Não divulgados.
Local - Morumbi.
Gols - Anelka aos 21 e Al Husseini (pênalti) aos 46 minutos do primeiro tempo; Khojalli (contra) aos 17 e Sávio (pênalti) aos 24 minutos do segundo.
FICHA TÉCNICA
Manchester United
Bosnich; Gary Neville, Silvestre, Stam e Irwin; Roy Keane, Butt, Beckham e Giggs; Cole e Yorke. Técnico: Alex Ferguson.
Necaxa
Piñeda; Hernandes, Higareda, Almaguer e Lopes; Cabrera, Vija, Péres e Aguinaga; Delgado e Vasques. Técnico: Raul Arías.
Árbitro: Horazio Elizondo (Argentina)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 18h15
FICHA TÉCNICA
Real Madrid 3
Casillas; Michel Salgado, Hierro (Kananka), Karembeu e Roberto Carlos; Redondo, Guti (McManaman), Geremi e Sávio (Sanchis); Raul e Anelka. Técnico: Vicente del Bosque
Al-Nasser 1
Khojalli; Al Shokia, Hadi Sharify, Mansour Mousa e Harthi; Karni, Al Husseini (Al Khathran), Bahja e Amin; Jaman e Saib Mousa (Triki). Técnico: Milan Zivadinovic
Árbitro: Oscar Ruiz Acosta (Colômbia)
Gols: Anelka aos 21 e Al Husseini (pênalti) aos 46 do 1º; Khojalli (contra) aos 17 e Sávio (pênalti) aos 24 do 2º