Agência Estado
Do Rio de Janeiro
O Vasco vai ter, a partir de hoje, a segunda chance de tornar-se campeão mundial em menos de dois anos. Em dezembro de 1998, o time carioca perdeu a oportunidade ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Real Madrid, no jogo que reuniu, em Tóquio, o campeão da Europa e o da Taça Libertadores da América. Hoje, a equipe carioca volta a sonhar com a conquista, na estréia no 1º Campeonato Mundial de Clubes contra o South Melbourne, às 20h45, no Maracanã. ‘‘Se o Vasco conseguir o título, o futebol brasileiro estará vingado definitivamente do trauma da perda da Copa de 50 no Maracan㒒, afirmou o presidente do clube, Antônio Soares Calçada.
A equipe dirigida por Antônio Lopes não deve ter dificuldades para superar os australianos. Ontem, logo após o treino, o técnico confirmou a escalação da dupla de ataque, que será formada por Romário e Edmundo – ambos marcaram um gol no coletivo. O meio-de-campo também será ofensivo, com três jogadores que buscam o gol: Juninho, Ramon e Felipe. A confiança de Lopes na vitória é tão grande que só um volante – Amaral – foi escalado.
Na zaga, Júnior Baiano, ex-Palmeiras, e Mauro Galvão vão tentar evitar surpresas do desconhecido ataque do South Melbourne. A opção de deixar o novo reforço, Alexandre Torres, na reserva foi decidida ontem, após uma conversa entre o técnico e o jogador. ‘‘Vim do Japão para jogar, mas não posso tumultuar o ambiente e vou torcer para o sucesso do time’’, disse Torres, sem procurar esconder a contrariedade.
Outra novidade do Vasco vai ser a presença do goleiro Hélton, que substituirá Carlos Germano, envolvido numa discussão com dirigentes do Vasco por ter tratado de uma possível transferência para o Santos sem o conhecimento do clube carioca. Na lateral-direita, Jorginho, ex-São Paulo, também vai poder mostrar à torcida carioca que continua com o mesmo futebol de quando foi projetado pelo América, em 1982.
Um misto de nervosismo e excitação. É dessa forma que o atacante Paul Trimboli, de 30 anos, principal jogador do South Melbourne, define o sentimento da equipe que enfrenta hoje o Vasco de Romário e Edmundo. ‘‘Estou com muita expectativa para esse jogo, diria que até mesmo excitado, mas também nervoso, é óbvio’’, disse ontem o australiano.
Manchester x Necaxa – Ao iniciar a sua participação no Campeonato Mundial de Clubes, o Manchester United quer provar que é o melhor time do mundo, após ter ganho todas as competições importantes que disputou em 1999 – entre elas, a Copa Toyota, no Japão, e o Campeonato Europeu. O time inglês joga contra o Necaxa, hoje, às 18h15, no Maracanã. O Manchester vai contar com quase toda sua formação titular, com exceção do meia Scholes – que ficou na Inglaterra se recuperando de uma cirurgia de hérnia. Ele será substituído por Butt, que, assim como Scholes, é integrante da seleção inglesa. O capitão da equipe, Roy Keane, que tinha um problema no joelho, vai jogar.
Confiante na suposta afinidade entre brasileiros e mexicanos, a diretoria do Necaxa, espera contar com o apoio de torcedores dos clubes cariocas que não participam do torneio. Fora de campo, pelo menos, a estratégia já teve algum resultado. Mas não foi espontâneo: ontem de manhã, jogadores e dirigentes do Necaxa foram recebidos com certo entusiasmo por moradores (principalmente crianças) de São Conrado e da Favela da Rocinha, na zona sul do Rio, após a distribuição gratuita de camisetas promocionais do clube.

FICHA TÉCNICA
Vasco
Hélton; Jorginho, Júnior Baiano, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Juninho, Ramon e Felipe; Edmundo e Romário. Técnico: Antônio Lopes.
South Melbourne
Udvarcz; Orlic, Blatsis e Iosifidis; Coveny, Panapolous, Curcija, Clarksone e De Amicis; Anastasiadis e Triboli. Técnico: Ange Postecoglou.
Árbitro: Dick Jol (Holanda)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 20h45

FICHA TÉCNICA
Real Madrid 3
Casillas; Michel Salgado, Hierro (Kananka), Karembeu e Roberto Carlos; Redondo, Guti (McManaman), Geremi e Sávio (Sanchis); Raul e Anelka. Técnico - Vicente del Bosque.
Al Nassr 1
Khojalli; Al Shokia, Hadi Sharify, Mansour Mousa e Harthi; Karni, Al Husseini (Al Khathran), Bahja e Amin; Jaman e Saib Mousa (Triki). Técnico - Milan Zivadinovic.
Juiz - Oscar Ruiz Acosta (Colômbia).
Cartão amarelo - Hierro.
Renda e Público - Não divulgados.
Local - Morumbi.
Gols - Anelka aos 21 e Al Husseini (pênalti) aos 46 minutos do primeiro tempo; Khojalli (contra) aos 17 e Sávio (pênalti) aos 24 minutos do segundo.

FICHA TÉCNICA
Manchester United
Bosnich; Gary Neville, Silvestre, Stam e Irwin; Roy Keane, Butt, Beckham e Giggs; Cole e Yorke. Técnico: Alex Ferguson.
Necaxa
Piñeda; Hernandes, Higareda, Almaguer e Lopes; Cabrera, Vija, Péres e Aguinaga; Delgado e Vasques. Técnico: Raul Arías.
Árbitro: Horazio Elizondo (Argentina)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 18h15

FICHA TÉCNICA
Real Madrid 3
Casillas; Michel Salgado, Hierro (Kananka), Karembeu e Roberto Carlos; Redondo, Guti (McManaman), Geremi e Sávio (Sanchis); Raul e Anelka. Técnico: Vicente del Bosque
Al-Nasser 1
Khojalli; Al Shokia, Hadi Sharify, Mansour Mousa e Harthi; Karni, Al Husseini (Al Khathran), Bahja e Amin; Jaman e Saib Mousa (Triki). Técnico: Milan Zivadinovic
Árbitro: Oscar Ruiz Acosta (Colômbia)
Gols: Anelka aos 21 e Al Husseini (pênalti) aos 46 do 1º; Khojalli (contra) aos 17 e Sávio (pênalti) aos 24 do 2º