Renato Martins (volkswagen) atual quinto colocado no campeonato, tem em Londrina seu melhor retrospecto na categoria, onde é o piloto que mais vitórias conquistou: um total de seis. Nas últimas cinco corridas no circuito, ele chegou na frente em quatro. Poderiam ser sete vitórias, porque foi em Londrina, em 1995, que Martins venceu pela primeira vez uma corrida de caminhões, mas naquela época a categoria ainda não estava homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
O piloto também já largou três vezes na pole na pista londrinense. Mesmo com estes números, Renato não considera Londrina como seu autódromo favorito: ''Para dizer a verdade prefiro Goiânia, onde tem muita área de escape e você pode andar sempre no limite, sem medo do erro, já que se sair do asfalto tem espaço. Londrina é o contrário, não há margem para o erro, porque se sair da pista vai bater mesmo,'' comenta.
Renato acredita em muitas dificuldades na prova de hoje. Para ele a pista de Londrina não mais favorece aos caminhões nove litros, como o seu: ''Pude observar nas últimas provas que os mais pesados como o Mercedes e Scania têm sido bem rápidos nos contornos de curva de baixa. Hoje já não vejo vantagem para nós. Quem vai ganhar com isto é o público, porque tem tudo para ser um corrida muito equilibrada,'' analisa.
Martins tem uma lista grande dos principais favoritos a vitória, mas não deixa de lado seu otimismo: ''Coloco como pilotos em boas condições o Wellington Cirino, Roberval Andrade, Beto Monteiro, Fabiano Brito, Leandro Totti, Djalma Fogaça, Jonathas Borlenghi (Neno), mas serei eu o vencedor, '' brinca Martins.

mockup