Rio, 29 (AE) - Renato Gaúcho, que foi convidado para fazer seu jogo de despedida no Fla-Flu de reabertura do Maracanã, esqueceu a idéia da aposentadoria. Uma proposta tentadora do Bangu o convenceu a estender a carreira por pelo menos mais três meses, quando disputará o Campeonato Carioca pelo time do subúrbio do Rio.
Não foi só a oferta milionária do clube que seduziu o craque. Os números são mantidos em sigilo, mas o salário de Renato será superior a R$ 100 mil mensais, pagos por um patrocinador. O mais interessante, porém, é que ele não precisará treinar sempre. Só participará dos coletivos e dos treinos táticos em Moça Bonita - um privilégio concedido apenas às grandes estrelas.
Aos 36 anos, Renato garante estar em boa forma física. Joga futevôlei diariamente, nas areias de Ipanema ou da Barra, sob sol forte. É assim que pretende manter o condicionamento para disputar o Estadual. Renato até admite fazer a pré-temporada com o resto do time, numa cidade do interior do Rio, mas participar de treinos físicos, no campo de Moça Bonita, na Zona Oeste, no bairro mais quente da cidade, nem pensar.
"Assim como o Romário, eu preciso ser poupado de corridas em piso duro, que só aumentam o risco de contusão", explicou. Para compensar, Renato promete aprimorar a forma física numa academia na Barra. Ele não teme que os companheiros reclamem da mordomia oferecida a ele. Na apresentação ao clube, na segunda-feira, Renato promete chegar de helicóptero a Moça Bonita. Mas acha que a sua presença vai estimular os jovens jogadores do time e dar mais prestígio ao clube.
Paralelamente à volta aos gramados, o craque inicia outra atividade: a de empresário de jogadores. Renato já detém o passe do zagueiro Bandoch, ex-Joinville, que se destacou nas duas primeiras partidas do Botafogo pelo Torneio Rio-São Paulo. Comprou o passe do atacante Tinga, de 19 anos, do Grêmio, e vai à caça de novos talentos. Ele espera não só fazer bons negócios para os atletas, como orientá-los em sua carreira profissional, aproveitando a experiência de quase 20 anos em grandes clubes, como Grêmio, Flamengo, Roma, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense.