O Departamento Jurídico do Atlético Paranaense deverá aceitar a sugestão do procurador Carlos Marinoni de dar como pena ao volante Renato, que falsificou documentos para se passar por outra pessoa, a doação de cestas básicas a entidades carentes e prestação de serviços à comunidade.
‘‘É uma punição adequada ao tipo de infração que o jogador cometeu. Mas vamos decidir isso junto com a diretoria’’, disse o advogado Marcelo Ribeiro, que representa Renato.
Se a pena não for aceita, o caso vai a julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futebol, que ainda não marcou a data. Para Renato, a solução terá mesmo que ser dada pelos advogados. ‘‘Não estou sabendo direito de como é essa punição e espero que eles resolvam’’, afirmou o volante.
Renato, que na verdade se chama Cleonício dos Santos e tem 22 anos, foi denunciado por Marinoni por ter falsificado documentos para se passar por Renato Albuquerque, de 19 anos, e disputar o campeonato de juniores pelo time do Foz do Iguaçu.
No entanto, o procurador entendeu que a infração foi cometida porque ‘‘o atleta queria trabalhar’’ e por isso está propondo uma pena branda.
Cléber - O vice-presidente Jurídico do Coritiba, Guido José Dobeli, espera que hoje a Confederação Brasileira de Futebol dê um parecer sobre o caso Cléber. A esperança de Dobeli reside numa rotina do diretor do Departamento Jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, que geralmente demora três dias para dar o parecer dos casos que recebe.
Como a ordem judicial da juiza Sandra Maria da Costa Ressel para o cancelamento da liminar que permitiu Cléber trabalhar, e consequentemente o seu registo com o Atlético, chegou nas mãos de Carlos Eugênio na terça-feira à noite, Dobeli acredita que hoje haverá uma solução.
Se a decisão de Carlos Eugênio não for favorável ao Coritiba, Dobeli afirmou que o clube vai estudar a possibilidade de entrar na Justiça comum para tentar resolver a questão.
Doping - O advogado Valed Perry, contratado pelo Paraná Clube para defender os jogadores Luciano Viana e Gil Baiano, acusados de doping, e o médio Jonathan Zaze, se reunirá na próxima quarta-feira em Curitiba com a diretoria do clube e com os envolvidos. Segundo Valed Perry, a reunião servirá para o embasamento da defesa que pretende fazer dos acusados.

mockup