Relatório aponta 40 responsáveis por incidentes em estádio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 22 de setembro de 1999
Por Evaldo Magalhães 
Belo Horizonte, 23 (AE) - A Polícia Militar de Minas divulgou, hoje, o resultado da sindicância que apurou a pancadaria ocorrida no último dia 15, no estádio Independência, no jogo Atlético-MG 1 X 2 Vitória. Jogadores das duas equipes se enfrentaram, ao final da partida, e a confusão passou para a arquibancada, onde policiais militares agrediram dezenas de torcedores, temendo a invasão do gramado.
Segundo o comandante de policiamento da capital, coronel PM Severo Augusto, o relatório da sindicância, que baseou-se em testemunhos e fitas de vídeo, apontou quase 40 pessoas envolvidas diretamente no tumulto. Foram identificados 13 policiais, quatro torcedores e sete jogadores do Atlético-MG e do Vitória-BA, cujos nomes não foram revelados. Cerca de outros 15 torcedores ainda devem ser identificados.
Os militares, acusados de cometer excessos na tentativa de controlar os torcedores - até crianças e mulheres foram atingidas por golpes de cacetete -, sofrerão punições internas que vão de simples advertências até a expulsão da corporação. Pelo menos dois deles podem ser excluídos. "Cada um dos nossos homens vai ser punido na exata medida dos atos que cometeu", disse o coronel.
O oficial adiantou, porém, que pretende buscar, na Polícia Civil e na Justiça, a responsabilização dos civis que participaram da confusão. "Vamos correr atrás da punição de todas as pessoas que contribuíram para os atos de violência, torcedores e jogadores"
afirmou.
Augusto se referia, entre outros, ao zagueiro Galván e ao meia Gallo, do Atlético-MG, e ao goleiro Fábio Costa, do Vitória, que teriam partido para a briga após o jogo. Entre os torcedores, estão integrantes da organizada Galoucura, acusados de atirar paus e outros objetos nos policiais.
Cópias da sindicância da PM foram enviadas à diretoria do clube, à Federação Mineira de Futebol e à Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos, em Belo Horizonte.
A CBF ainda não definiu se irá ou não punir o Atlético-MG com perda de mando de campo em jogos pelo Brasileiro
em razão dos incidentes na partida com o Vitória. No domingo, o time mineiro deve voltar ao Independência para enfrentar a Portuguesa, embora o técnico da Lusa, Zagallo, queira transferir o compromisso para o Mineirão, alegando falta de segurança.


