Fernando Tupan
De Curitiba
O Paraná Clube foi a equipe que mais ganhou no início de 2000. O rejuvenescimento provocado pelo queda do clube para a Série B do Brasileiro promete. Na Copa Sul-Minas, o Tricolor chegou à semifinal da competição e perdeu a vaga para uma equipe mais experiente com Muller, Oséas, Cléber, Ricardinho e Marcelo Djan.
Jogadores como Ilan, Milton do Ó, Marcos e Lúcio Flávio comprovaram que de promessas passaram ser a nova realidade paranista. Até mesmo a forma de atuar do clube foi transformada. O ineficiente 4-4-2 foi trocado pelo 3-5-2. O sistema tático ainda está sendo assimilado pelos jogadores. Mesmo assim o estrago provocado no adversário pôde ser conferido na Copa Sul-Minas.
Neste primeiro semestre, o clube vai disputar simultaneamente a Copa do Brasil e o Campeonato Paranaense. A estréia na primeira competição será dia 9 de março, no Pinheirão, contra o Fluminense. Como joga em casa, não pode perder por uma diferença de dois gols. Se isso ocorrer o Paraná perde a vaga para a equipe carioca. No segundo semestre, a missão mais difícil: disputar a Série B e ser campeão para voltar a Série A.
O Tricolor vai contar com dois reforços para o Estadual e a Copa do Brasil: Fernando Diniz e Washington, recuperados de contusão. O meia é um dos jogadores mais habilidosos e sua experiência vai ser fundamental para dar mais tranquilidade ao setor. O centroavante é um artilheiro nato. No Brasileiro do ano passado foi o artilheiro da equipe. Agora, se chegar a se afinar com Ilan, o ataque paranista tende ser um dos mais perigosos.