Regulamento não mudou
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de janeiro de 2000
Da Redação
O regulamento do 11º Campeonato Nacional de Basquete Masculino repete a fórmula de sucesso do ano passado. Na fase de classificação as 14 equipes jogam entre si, em turno e returno. Os oito primeiros colocados garantem vaga nas quartas-de-final, que terá os seguintes confrontos: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os vencedores disputam a semifinal e depois a final. A partir das quartas-de-final, os playoffs serão em melhor de cinco partidas, sendo o primeiro, quarto e quinto jogos na quadra do clube de melhor campanha na fase de classificação.
A novidade este ano é Torneio de Páscoa, nos dias 21, 22 e 23 de abril. Na ocasião, os quatro primeiros colocados no turno irão disputar um quadrangular numa cidade ainda a ser escolhida. Antes, no dia 2 de abril, acontecerá o 4º Star Game, reunindo os destaques do Campeonato.
Dos 14 clubes que irão disputar o Nacional, três participam pela primeira vez: Hebraica, Casa Branca e o Blumenau. São Paulo mantém a hegemonia brasileira desde 1965, tendo conquistado 31 dos 34 títulos disputados. Botafogo (RJ), em 67; Vila Nova (GO), em 73; e Corinthians/Santa Cruz do Sul (RS), em 94, foram os únicos clubes de outros estados que conseguiram o título brasileiro.