Arquivo FolhaCarros terão asas menores, para reduzir velocidade nas curvas e os pilotos frearem no fim das retas

A Cart, associação das equipes de Fórmula Indy, mudou o regulamento da prova de abertura do campeonato para aumentar a emoção. Os carros usarão no GP de Miami, dia 2 de março, a mesma configuração aerodinâmica usada em ovais longos como o de Michigan: terão asas menores, para reduzir a velocidade nas curvas e obrigar os pilotos a frear no fim da reta. As mudanças serão testadas a partir de amanhã nos treinos de pré-temporada na pista de Homestead.
As freadas facilitarão as manobras de ultrapassagens, tornando a disputa por posições mais interessante. Na corrida do ano passado, os carros usaram asas maiores, com duas lâminas, próprias para ovais de 1,6 quilômetro. Tinham tanta pressão aerodinâmica que possibilitavam aos pilotos fazer as quatro curvas do circuito de Homestead, de 2,1 quilômetros, sem tirar o pé do acelerador. ‘‘Ultrapassar era quase impossível’’, diz Raul Boesel. ‘‘O carro grudava no chão, a pista não era muito larga e formava-se um trilho da borracha dos pneus, por onde todos os carros seguiam.’’
Este ano, os organizadores alargaram as curvas em 6,60 metros e mudaram as regras exclusivamente para o GP de Miami. Com a nova configuração aerodinâmica, própria para ovais de mais de 3 quilômetros, os carros andarão mais nas retas, mas terão menos aderência e equilíbrio nas curvas. ‘‘Vamos ser obrigados a tangenciar as curvas, como fazíamos em Indianápolis’’, comentou Maurício Gugelmin. ‘‘Antes era mais fácil, parecia autorama; agora, teremos de dirigir mais o carro.’’
Gugelmin elogiou as mudanças. ‘‘A aceleração lateral diminuiu de 4,5 gravidades para quase a metade, aliviando o esforço físico dos pilotos’’. ‘‘Se a Cart queria mais segurança, devia ter feito uma mudança mais radical’’, afirmou Christian Fittipaldi.
NúmeraçãoA CART, organizadora da Fórmula Indy, divulgou ontem a lista com a numeração dos carros para 97. Como novo campeão, Jimmy Vasser, da equipe Chip Ganassi, correrá com o número 1. Os brasileiros terão estes números: Gil de Ferran (5), Christian Fittipaldi (11), Maurício Gugelmin(17), André Ribeiro (31), Raul Boesel (40) e Gualter Salles (77).

mockup