Imagem ilustrativa da imagem Reforma do Moringão é retomada em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O principal palco esportivo e de eventos em Londrina, o Ginásio de Esportes Professor Darci Cortês, mais conhecido como Moringão, voltou a receber serviços de melhorias na parte estrutural. A reforma foi retomada há cerca de uma semana, após ficar mais de um ano parada, e deverá ser entregue em oito meses.

A empresa responsável pelo serviço é a Salver Construtora e Incorporadora, de Santa Catarina e, segundo o engenheiro residente, Alexandre Rodrigues da Silva, todo o telhado será substituído por uma cobertura zipada. "É a mais indicada para a estrutura, que vinha há anos apresentando infiltrações", afirma Silva, que entre 2003 e 2010, jogou no time de Handebol de Londrina. "Também fui para as Olimpíadas em 2008 representando a Seleção Brasileira. Quando parei de jogar, fui fazer faculdade de Engenharia Civil na UEL. Estou muito feliz em voltar para esse espaço e poder participar dessa grande reforma", comentou.

Além da cobertura, também serão refeitas todas as instalações elétricas do ginásio e de ar-condicionado, nas salas ocupadas pela FEL (Fundação de Esportes de Londrina). Nesta manhã de sexta-feira (29), o prefeito Marcelo Belinati esteve no Moringão para conferir a obra e participar da abertura da 9ª edição do Parajap´s (Jogos Abertos Paralímpicos do Paraná), que será realizada em Londrina neste final de semana e contará com 811 atletas, representando 29 cidades.

Imagem ilustrativa da imagem Reforma do Moringão é retomada em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

“São eventos como esse que atraem pessoas para Londrina, que movimenta o setor de economia, de turismo, hoteleiro e mostra que Londrina é uma cidade inclusiva. À medida que a pandemia for regredindo, queremos ampliar esse setor de eventos esportivos, mas é importante que a cidade tenha as condições necessárias para recebê-los. O próprio Moringão é um grande diferencial que a gente poderá apresentar para os organizadores de eventos desse porte, mostrando que temos um espaço adequado”, disse.

A reforma do Moringão teve uma emenda no orçamento de aproximadamente R$ 2 milhões, em razão de algumas mudanças no projeto e o aumento nos preços de materiais, como o aço. Ao todo, a Prefeitura investirá R$ 7.212.219,26. “São recursos próprios do município e essa primeira etapa da obra é estruturante. O Moringão tinha muitos problemas de infiltração e nas partes hidráulica e elétrica. Toda a cobertura será trocada, o que é um serviço muito complexo e que a primeira empresa contratada não conseguiu fazer. Tivemos que cancelar o contrato e fazer uma nova licitação. Na segunda etapa, trocaremos o piso, além de outras melhorias na parte interna dessa estrutura, que já tem mais de 50 anos e faz parte da história de Londrina”, completou.

Imagem ilustrativa da imagem Reforma do Moringão é retomada em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

NOVA LICITAÇÃO

A FOLHA vem acompanhando todo o processo de reforma do ginásio Moringão. As obras de melhoria do espaço se arrastam desde agosto de 2019. Em dezembro daquele ano, a prefeitura rompeu o contrato com a empresa que havia vencido a licitação porque a mesma não conseguiu dar seguimento nas reformas e apenas 18% do previsto no contrato havia sido realizado.

O prazo inicial para a entrega das melhorias era fevereiro de 2020. Desde então, a administração municipal abriu mais duas licitações, mas não apareceram interessados e as obras paralisaram. O último edital foi aberto no dia 07 de maio, onde duas empresas interessadas se apresentaram. (Colaborou Lucio Flavio Cruz)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.