Contratado para reforçar a lateral esquerda do Londrina, Artur, de 31 anos, foi apresentado oficialmente pelo clube nesta quinta-feira (18). O jogador chega após uma passagem de apenas cinco meses pelo América-MG, que o contratou junto à Ponte Preta, equipe pela qual se destacou em 2025 como um dos principais laterais da Série C do Campeonato Brasileiro.

Na temporada passada, Artur foi titular da Macaca na campanha do título nacional. Na decisão, a Ponte Preta superou justamente o Londrina e ficou com a taça.

Ao comentar a curta passagem pelo América-MG, onde disputou 15 partidas, sendo cinco pela Série B do Campeonato Brasileiro, o lateral revelou que enfrentou dificuldades pessoais logo após sua chegada ao clube mineiro. Além de perder espaço em meio às sucessivas trocas de treinadores, ele precisou lidar com a morte do irmão caçula.

"Chegamos à semifinal do Mineiro, mas, na sequência da Série B, não conseguimos as vitórias e as coisas começaram a complicar. Também tive um momento difícil quando cheguei ao América. Muita gente não sabe, mas perdi meu irmão caçula. Quando cheguei ao clube, foi justamente no dia em que perdi meu irmão", revelou.

Segundo Artur, a situação pessoal teve impacto em seu desempenho e contribuiu para a decisão de deixar o clube.

"Tivemos uma reunião muito franca e positiva com o diretor Paulo Assis. Trocamos ideias e eu falei que era o momento de sair. Ambas as partes entenderam a situação. Algumas questões financeiras também não estavam legais. Entramos em acordo e minha saída aconteceu de forma tranquila", explicou.

Com contrato firmado até o fim de 2027, o lateral afirmou estar motivado para o novo desafio. No entanto, ele só poderá estrear pelo Tubarão a partir de 20 de julho, quando será aberta a próxima janela de transferências.

"Agora penso no Londrina, nessa camisa que vou defender. Pode ter certeza de que vou ajudar com a minha experiência desde os treinamentos. Quando a janela abrir e eu estiver à disposição, vou ser aguerrido e honrar a camisa do Londrina. O mais importante para mim agora é ajudar meus companheiros e contribuir para que o clube alcance seus objetivos", destacou.

Artur chegou a negociar com o Londrina no fim de 2025, mas acabou acertando com o América-MG. Na ocasião, o clube alviceleste contratou Kevyn, que era seu reserva na Ponte Preta. O jogador vinha sendo titular na Série B até sofrer uma lesão muscular.

Agora, Artur disputará posição com o próprio Kevyn, além do jovem Rafael Monteiro e do zagueiro Heron, que tem atuado improvisado no setor. Pela experiência e currículo, o novo reforço surge como forte candidato à titularidade assim que estiver liberado para jogar.

Durante a apresentação, o lateral também destacou suas características dentro de campo. "Tenho experiência nessa competição e procuro ter uma boa leitura de jogo. Sou um jogador com características mais defensivas, mas, quando é preciso chegar ao ataque, também chego. Tenho que fazer o que o professor me pedir. Procuro entender o que a equipe precisa em cada momento da partida e contribuir da melhor forma possível. Podem esperar que estou chegando com muita fome, muita vontade de trabalhar e de ajudar o Londrina", completou.

Além da Ponte Preta e do América-MG, Artur acumula passagens por clubes como Goiás, Mirassol e Internacional.

mockup