Rio - O Ministério Público do Rio de Janeiro ofereceu denúncia ontem contra a nadadora Rebeca Gusmão por falsidade ideológica. Também ontem, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) emitiu comunicado confirmando resultado positivo para testosterona da contraprova do exame realizado no dia 13 de julho do ano passado, na abertura do Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Rebeca era investigada por fraude nos exames antidoping do Pan. Ela afirmou que a urina coletada era dela, mas o exame comprovou a presença de DNAs diferentes. ''Ela é a única pessoa que não tem como dizer que não sabia que o material colhido não era dela'', afirmou Alexandre Graça, promotor que apresentou a denúncia.
Segundo a Promotoria, o inquérito foi enviado em dezembro pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Saúde Pública do Rio de Janeiro. A pena mínima para o crime de falsidade ideológica é de um ano de reclusão.
A CBDA confirmou ontem o resultado positivo para a substância testosterona da contraprova do exame realizado pela nadadora Rebeca Gusmão no dia 13 de julho do ano passado, data de abertura do Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

mockup