A ginasta brasileira Rebeca Andrade fez história nesta edição do Mundial de Ginástica Artística, que foi disputado em Antuérpia, na Bélgica. No total, foram cinco pódios: ouro no salto, prata no individual geral, equipes e solo, e bronze na trave. Flávia Saraiva ainda garantiu o bronze no solo, o que fez com que o Brasil fechasse a participação com seis pódios.

A primeira medalha veio ainda na quarta-feira (4), na disputa por equipes. Andrade liderou o grupo brasileiro que ainda contou com Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Julia Soares. A melhor colocação de ginastas femininas na disputa por equipes havia sido o quarto lugar no Mundial de 2022, disputado em Liverpool, na Inglaterra.

O país somou 165.530 pontos na competição e ficou atrás apenas dos Estados Unidos, que alcançou 167.729 pontos. A terceira colocação ficou com a França, com 164.064 pontos.

Na sexta-feira (6), veio a prata do individual geral. A brasileira garantiu 14,7 pontos no salto, 14,5 nas paralelas, 13,5 na trave e 14,06 no solo, fechando com 56.766 pontos. O ouro ficou com a americana Simone Biles (58,399 pontos) e o bronze com a americana Shilese Jones (56.332). Foi a primeira vez na história que o pódio da competição teve apenas atletas negras.

"DEU TUDO CERTO"

Mas o melhor momento da ginasta no Mundial foi no sábado (7), quando Rebeca desbancou Biles e garantiu o ouro no salto com uma nota média de 14.750 pontos. Biles ficou com a prata (14.549) e a sul-coreana Yeo Seojeong com o bronze (14.416). A americana repetiu o mesmo salto que executara durante as classificatórias, considerado um dos mais difíceis a ser realizado na ginástica, mas sofreu uma queda na finalização e foi penalizada.

Em entrevista ao Sportv, da TV Globo, Rebeca disse que a vitória mostra que o seu trabalho e de sua equipe "continua dando certo". "Tanto a parte técnica quanto a parte mental e física. O trabalho de todo mundo para eu conseguir controlar minha cabeça, conseguir controlar meu corpo. E isso foi bem importante ali na hora [do salto] e deu tudo certo", afirmou.

ÚLTIMO CAPÍTULO

Já neste domingo (8), Rebeca garantiu um pódio inédito na trave, com a medalha de bronze após conseguir média de 14.300 pontos. O ouro foi conquistado por Simone Biles, com 14.800 pontos. Já a chinesa Zhou Yakin levou a medalha de prata, com 14.700 pontos, pontuação próxima a de Biles.

O último capítulo da disputa entre a brasileira e a americana foi no solo. Biles acabou ficando com o ouro após marcar 14.633 pontos. Rebeca chegou perto, com 14.500, e conquistou o segundo lugar no pódio. Flávia Saraiva fechou sua participação com o bronze (13.966 pontos).

(Com Folhapress).