SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O atacante Raphinha testou positivo para Covid-19 horas antes de uma partida do Leeds contra o Wolverhampton pela 30ª rodada do Campeonato Inglês. O anúncio foi feito pelo próprio clube do jogador na tarde desta sexta-feira (18). Em isolamento na Europa, ele tende a ser cortado da seleção brasileira para as próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.

Raphinha viajaria para o Brasil logo após a partida pelo Leeds, com apresentação na Granja Comary entre segunda (21) e terça-feira (22), dias em que a equipe já treina em campo como preparação para o jogo de quinta-feira (24), às 20h30, contra o Chile, no Maracanã. Além deste compromisso, a seleção ainda enfrenta a Bolívia no próximo dia 29.

O atacante tem seis jogos e dois gols pela seleção. Ele foi um dos sete nomes da posição convocados pelo técnico Tite para a janela de jogos de março, ao lado de Antony (Ajax), Gabriel Martinelli (Arsenal), Neymar (PSG), Richarlison (Everton), Rodrygo (Real Madrid) e Vinicius Júnior (Real Madrid). A tendência é que outro atacante ou um meio-campista ofensivo ganhe uma chance. Os flamenguistas Everton Ribeiro, Pedro e Gabigol estavam na pré-lista enviada a clubes e federações.

A CBF ainda não se pronunciou sobre o tema, mas acompanha o caso por meio de seu departamento médico e tem a opção de pedir a realização de outro exame, caso o anterior seja um falso positivo. O isolamento recomendado pela entidade em casos de Covid-19 é de sete a dez dias, o que atrapalharia a apresentação e a presença do jogador no mínimo no primeiro jogo, diante do Chile.

Já o Leeds fica sem seu principal jogador num jogo importante da Premier League. O time é 16º colocado e briga contra o rebaixamento.