Raikkonen tenta superar favoritismo de Massa
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de maio de 2008
Tatiana Cunha<br> Folhapress 
Istambul - Enquanto os holofotes na Turquia estão todos voltados para Felipe Massa, ganhador das últimas duas edições da corrida e apontado como favorito para a de amanhã, a partir das 9 horas, seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, não demonstra preocupação.
Líder isolado do Mundial de F-1 e único outro piloto além do brasileiro a ter vencido em Istambul, o campeão do mundo nuca viveu melhor período em seus oito anos na categoria. ''Acho que estou na minha melhor fase'', disse o finlandês. ''A minha primeira corrida do ano não foi boa, mas de lá para cá consegui marcar muitos pontos e abrir uma boa vantagem para os outros pilotos. Sei que ainda é cedo, mas, se conseguir manter esses resultados, não vai ser tão ruim'', brincou o ganhador de duas das quatro corridas disputadas em 2008.
Um bom desempenho no treino que define o grid de largada para a quinta etapa do Mundial, hoje, às 8 horas, pode ser o começo de nova vitória.
Ontem, foi o mais veloz na sessão da tarde. Massa terminou à frente na parte da manhã. A classificação de hoje, aliás, será um pouco diferente. Com a saída da Super Aguri e um grid de 20 carros, a FIA definiu que na primeira parte da sessão serão eliminados os cinco piores tempos - antes eram seis. Na segunda parte, outros cinco, não seis. E os dez que sobrarem disputam a pole na última fase.
Nada, porém, que mude aos que lutam pelas primeiras posições do grid, como Raikkonen, que desde o ano passado tem tido um excelente desempenho. Duas vezes vice-campeão pela McLaren, chegou à Ferrari em 2007 com a fama de pé-frio. Mas, 21 corridas depois, já ostenta o terceiro melhor desempenho de um piloto da escuderia, proporcionalmente.
Com seus oito triunfos, tem aproveitamento de 38% de vitórias. Pouco à sua frente estão Michael Schumacher (40%) e Alberto Ascari (48%). ''Acho que agora as coisas estão bem mais fáceis para mim'', falou Raikkonen. ''O começo do ano passado não foi muito fácil, mas depois de mais de um ano já conheço as pessoas, sei o que eles querem de mim'', completou o atual campeão mundial.
Desde sua estréia na Ferrari, no GP da Austrália de 2007, Raikkonen é o piloto que mais chegou à zona de pontuação. Em 21 corridas, pontuou em 19 delas. Massa, por exemplo, fez o mesmo 16 vezes.
Mais que isso. Desde o GP da Hungria do ano passado (ou seja, há 11 GPs), o campeão mundial marca ao menos um ponto. Sua melhor sequência havia sido de oito provas, entre 2005 e 2006, pela McLaren.


