Yokohama - Raí treinou bem, com muita velocidade, deu bons toques, deixou os companheiros na cara do gol, mas não joga neste domingo. ''Bem que ele podia dar essa força para a gente e ajudar a vencer o Liverpool'', diz Mineiro, sobre o convidado de honra da delegação do São Paulo no coletivo de ontem, em Yokohama.
''Foi só um rachão, deu para enganar um pouco. Se fosse para valer, eles acabavam comigo'', disse Raí, na volta ao hotel, depois do treino, distribuindo autógrafos a torcedores japoneses com a camisa do São Paulo. Todos se lembrando de 1992, quando Raí comandou o time na conquista de seu primeiro título mundial.
Se tivesse Raí em forma, com certeza Paulo Autuori concretizaria seu desejo que vem desde a sua chegada ao clube, em abril: montar o time no 4-4-2, com dois meias. Sem Raí, a possibilidade de Souza entrar durante a partida é grande.
Sem Souza desde o início, ele mantém o time que venceu, com certo aperto, ao Al Ittihad na estréia do Mundial. Isso é o que se viu no treino de ontem, fechado aos jornalistas em sua primeira hora. Autuori fez trabalhos táticos, buscou o aprimoramento do passe, treinou finalização e insistiu em jogadas que deseja ver concretizadas em campo.
Os atacantes foram exigidos no auxílio da defesa, em jogadas pelo alto. Também trabalharam muito para impedir a saída de bola tranquila da defesa. É um dos pontos em que Autuori mais tem trabalhado.
Houve também treinamento de cobranças de pênaltis. Todos os jogadores participaram. Se houver pênalti durante o jogo, Amoroso será o encarregado. ''Eu tenho média de aproveitamento muito alta, assim como o Rogério Ceni. Ele bateu no primeiro jogo e garantiu que na final a vez seria minha. Estou pronto para cobrar'', diz Amoroso.
Se houver decisão por pênaltis, além de Amoroso e Rogério Ceni, Aloísio, Cicinho e Danilo têm mais chances de bater.
Confiança - O Liverpool está há 11 jogos sem sofrer gols. Nesse período, foram 10 vitórias e 1 empate. A façanha fez com que Steven Gerrard admitisse como os jogadores do time inglês se sentem confiantes. ''No momento, nós nos sentimos imbatíveis. Temos todas as possibilidades de vencer o São Paulo e ganhar o único título que o Liverpool ainda não tem'', afirmou o capitão da equipe.
Mas do lado do São Paulo, o lateral Cicinho responde aos ingleses do Liverpool. ''Eles estão há muito tempo sem tomar gols, mas nunca jogaram com o nosso time. É bom saber que a gente faz muitos gols. Nunca sai em branco no placar. E a gente já ganhou duas vezes aqui no Japão. Queremos ganhar mais uma, pelo menos'', avisou o jogador.
A bola parada é uma das grandes apostas do São Paulo para ficar com o título mundial. ''A gente tem de ir para cima deles para sofrer faltas. O Rogério Ceni é um grande cobrador. Ele pode ser o nosso Raí em 2005, repetir o que o Raí fez contra o Barcelona'', disse Cicinho.