Quem nunca jogou no time vai para o Mundial
Quem nunca jogou no
time vai para o Mundial
Agência Estado
Zé Carlos, André Cruz, Márcio Santos, que já foi até cortado, e Giovanni. O que eles têm em comum? Se você respondeu não jogaram uma vez sequer pelo Brasil em 1998, acertou. Coincidentemente ou não, a comissão técnica optou por jogadores que não foram testados este ano. Definitivamente, quem não jogou em 98 se deu melhor do que quem jogou. A pífia performance da Seleção na temporada explica tudo. O time só atuou razoavelmente bem diante da Alemanha, em Sttutgart. A Copa Ouro, nos Estados Unidos, e o amistoso com a Argentina serviram para queimar vários postulantes às vagas.
Depois do torneio nos EUA, por exemplo, Zé Maria e Mauro Silva, que eram intocáveis na lista dos 22, foram descartados. O jogo com a Argentina fritou Raí e Zé Elias. Quando Giovanni não foi convocado para o jogo com a Argentina, seu procurador, José Roberto Martins, ficou aliviado. Temia que ele fosse queimado naquela partida: por incrível que pareça, ele ficou com mais chances ao não jogar, disse, na época.
Como Giovanni, André Cruz, Márcio Santos e Zé Carlos, outros jogadores, casos de Bebeto, Leonardo e Doriva, beneficiaram-se do insucesso dos outros. Bebeto jogou apenas alguns minutos contra a Alemanha, Leonardo só esteve em campo por alguns instantes contra a Argentina e Doriva entrou e saiu do time durante a Copa Ouro.
Não acho que seja por aí: Seleção é momento e quem está melhor foi chamado, afirmou o coordenador técnico Zico. O Doriva, por exemplo, esteve na Copa Ouro, foi bem, e está aqui. Ele garante não ter tido interferência direta nas últimas convocações, como a de Zé Carlos. Aqui, tudo é decidido em colegiado e nós preferimos pecar por erro que por omissão, disse.
A situação de Zé Carlos foi a mais surpreendente da lista de Zagallo. Convocado duas vezes, para os amistosos com a Alemanha e com a Argentina, o lateral do São Paulo não jogou, mas está no grupo que disputará a Copa.
Ele foi chamado para o lugar de Flávio Conceição, que havia sido convocado 41 vezes e disputou 27 partidas pela Seleção.





