Rio de Janeiro - O recado do técnico Carlos Alberto Parreira foi claro. Quem não aprovar nos dois primeiros jogos da seleção brasileira, pode perder a vaga na rodada seguinte das eliminatórias do Mundial de 2006. Ele chegou a ser incisivo quando falou da nova safra de bons jogadores do País e do aproveitamento de Diego e companhia na seleção.
''A renovação já começou'', exclamou, durante a apresentação da equipe, no final da tarde de hoje, no Aeroporto Santos Dumont, no centro, para as partidas contra a Colômbia, domingo, em Barranquilla, e Equador, dia 10, em Manaus.
''É só conferirmos a lista de convocados para ver pelo menos seis jovens na equipe. E isso é renovação'', afirmou Parreira, referindo-se a Diego, Elano, Renato, Luís Fabiano e, possivelmente, a Kaká e Juan.
''Após esses dois primeiros jogos, posso fazer mudanças na convocação para enfrentar o Peru (dia 11 de novembro) e Uruguai (18 de novembro). Mas tudo bem devagar e sem pressa.'' É claro, no entanto, que alguns craques pentacampeões não correm risco de ficar fora da seleção tão cedo. Como exemplos, Ronaldo, Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho.
Parreira enfatizou que uma das suas prioridades vai ser a de conscientizar os jogadores sobre a necessidade de as eliminatórias serem disputadas com a ''maior seriedade possível''. Para o treinador, ''cada jogo é uma final'' e, por isso, a aplicação da equipe deverá ser total.
Durante os treinos que começam hoje e vão até sexta-feira, na Granja Comary, em Teresópolis, Parreira destacou que o seu objetivo será o de fazer ''experiências no time''. Só revelará a equipe titular no sábado à tarde.
Ele torce para que não chova na região serrana, o que prejudicaria a preparação. ''Vamos ter pelo menos um treino importante por dia.'' Um dos poucos atletas a dar entrevista, o meia Alex, do Cruzeiro, lembrou que todos devem brigar por um espaço. Considerou, ainda, que a falta de entrosamento será a principal dificuldade para o Brasil nesses dois primeiros jogos.
''A sorte da equipe é justamente ter uma base montada do Mundial. E isso tem que prevalecer'', frisou Alex, que pediu atenção a todos os jogadores colombianos e não somente ao atacante Aristizábal, seu companheiro cruzeirense. ''Um jogador como ele é difícil de ser marcado, porque sempre pode fazer alguma coisa diferente, mas nossa preocupação deve ser com todos.''
O coordenador-técnico Zagallo há tempo vem-se tornando o símbolo da alegria da seleção. ''A Copa já está conosco! Então, temos de segurá-la para não deixá-la fugir'', divertiu-se.
O meia Emerson chegou primeiro à Granja Comary e até treinou ontem no local. O atacante Ronaldinho Gaúcho só deve se apresentar hoje à tarde.

mockup