|
  • Bitcoin 102.124
  • Dólar 5,2536
  • Euro 5,4963
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 07/03/2022, 17:32

Quem é Ivan Kuliak, ginasta russo que subiu ao pódio com símbolo da guerra

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de março de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ginasta russo Ivan Kuliak ganhou manchetes ao redor do mundo, no sábado (5), ao subir no pódio após ganhar a medalha de bronze nas barras paralelas durante uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística em Doha, no Qatar, com uma letra Z, feita com esparadrapos, na altura do peito, onde deveria ficar o símbolo do seu país.

Diversos tanques e veículos blindados russos que participam da invasão à Ucrânia foram também pintados com o Z branco, que se tornou um símbolo da parte russa na guerra. A letra remete à expressão "za pobedu", que significa "para a vitória". Ele perdeu a prova para o ucraniano Illia Kovtun.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) disse que abriu um processo disciplinar contra Kuliak por seu "comportamento chocante" na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha.

Kuliak tem 20 anos e nasceu no dia 28 de fevereiro de 2002. Começou a praticar o esporte quando tinha 4, em 2006, na sua cidade natal Kaluga. Sua mãe foi sua maior incentivadora e viu potencial nele como ginasta desde muito novo.

O ano de 2019 foi muito importante em sua carreira. Ele se tornou campeão russo no solo e no geral júnior, além de ganhar a medalha de prata na barra horizontal.

No mesmo ano, Ivan Kuliak representou a Rússia no Festival Olímpico de Verão da Juventude Europeia de 2019 e conquistou a medalha de prata no individual geral, um bronze no chão e outro nas argolas, e uma medalha de prata na competição por equipes.

Por conta de suas atuações, ele recebeu da Federação Russa o título de 'Master os Sports' —um título esportivo no país.