Queda de placas prejudica treino e evidencia desorganização
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 24 de março de 2000
Por Eduardo Maluf 
São Paulo, 25 (AE) - O último dia antes do GP Brasil de Fórmula 1 não poderia ser pior para a imagem do País, que está virando motivo de piada no cenário do automobilismo. A queda de parte de duas placas de publicidade na reta dos boxes durante os treinos classificatórios causou a paralisação das tomadas de tempo em três oportunidades, prejudicou o desempenho dos pilotos e ainda quase resultou num acidente com o francês Jean Alesi, da equipe Prost.
As declarações do chefe da McLaren, Ron Dennis, resumiram bem o que os estrangeiros estão pensando sobre a organização do GP do Brasil e deixaram explícita a péssima impressão que têm do País. "A gente vem para o Brasil sempre esperando coisas inusitadas, mas nunca esperava uma chuva de placas sobre a pista." O piloto Mika Hakkinen, também da escuderia inglesa, mostrou-se assustado com o ocorrido. "Nunca tinha visto uma coisa dessas em toda a minha carreira." Quem mais perdeu nessa história toda foi Jean Alesi, cujo carro foi atingido por parte de uma das placas que caíram e teve o aerofólio dianteiro quebrado. "Fiquei assustado, mas foi até engraçado na hora", brincou. "É uma coisa perigosa, que não pode ocorrer."
O chefe da equipe Prost, o tetracampeão do mundo Alain Prost, fez críticas à organização do GP Brasil. "Esse tipo de coisa não pode acontecer, porque coloca em risco a vida de um piloto e pode causar um acidente muito sério", comentou. "Foi uma falha de organização, mas não vou dizer que esse fato vá abalar a imagem do Brasil." O diretor de provas de Interlagos, Carlos Montagner, admitiu que a FIA poderá punir os organizadores do evento, como a aplicação de uma multa, pelo incidente no circuito.
A empresa responsável pela colocação de placas publicitárias no autódromo, a P & G, não quis fazer qualquer pronunciamento. A organização da prova enviou um comunicado à imprensa culpando o vento pela queda das placas e garantindo que a situação não se repetirá neste domingo.
Os problemas de sábado apenas complementaram outros episódios que vêm abalando a imagem do País e da cidade de São Paulo. Na sexta-feira, o prefeito Celso Pitta foi afastado judicialmente do cargo, em crise política que ganha ainda mais repercussão no mundo pelo fato de jornalistas de todos os continentes estarem no Brasil para a cobertura da Fórmula 1.
Em Interlagos, o circuito também recebeu críticas da maioria dos pilotos. A reforma, que custou cerca de R$ 5 milhões
foi feita às pressas e a pista está apresentando excesso de ondulações. "Nunca vi em nenhum Grande Prêmio a desorganização que estou vendo agora", disse o brasileiro Ricardo Zonta.


