São Paulo - A quarta-feira promete ser cheia na Portuguesa. O elenco que terminou a primeira fase da Série B em 11º lugar, eliminado, se reapresenta na manhã de hoje no Canindé. Com apenas a Copa Federação Paulista de Futebol (FPF) para disputar no que resta da temporada, a Lusa vai dispensar boa parte do grupo. O técnico Luis Carlos Ferreira já está desempregado.
''Vamos rescindir o contrato de vários jogadores'', confirma Henrique Taveira, gerente da Ability Sports & Management, empresa responsável pelo futebol profissional da Portuguesa, sem antecipar quantos serão demitidos. ''Não podemos manter jogadores caros apenas para a Copa FPF'', diz o dirigente.
A folha de pagamento atual da Lusa é de cerca de R$ 400 mil. Alguns dos jogadores e talvez o técnico Ferreira podem receber propostas para deixar o clube agora e retornar em janeiro. Para decidir quem fica, Taveira se reúne hoje com a diretoria da Portuguesa e com o técnico do time B, Leônidas dos Santos, que apontará seus nomes preferidos.
Após a derrota para o Fortaleza, no sábado, Ferreira declarou que o elenco foi um dos piores que já trabalhou, com muitos problemas de indisciplina, como atrasos e faltas nos treinos. Piá e Régis sumiram do clube na última semana, foram temporariamente afastados e devem ser os primeiros a deixar definitivamente o Canindé. Alguns dos cotados para ficar são o volante Capitão, o goleiro Gléguer, o meia Paulo Isidoro e o atacante Leandro Amaral, que receberam elogios da comissão técnica e de dirigentes.
Paulista Depois de perder vários de seus principais jogadores durante a Série B do Brasileiro, o que acabou custando a classificação para a segunda fase, a diretoria do Paulista decidiu pela permanência do técnico Vágner Mancini para a temporada 2005.
Ex-jogador do próprio Paulista, Mancini foi o capitão do time que conquistou os títulos paulista da Série A2 e brasileiro da Série C, ambos em 2001. Em seu primeiro ano como treinador, chegou perto da vaga na próxima fase da Série B, mas o clube de Jundiaí acabou em 9º lugar apenas os 8 primeiros se classificaram.
Em fase de planejamento para a próxima temporada, a diretoria agora procura manter alguns dos destaques da campanha na Série B, como Danilo e Davi. Existe também o plano de trazer de volta jogadores que levaram o time ao vice-campeonato estadual, como Isaías e Canindé.

mockup