Qualidade da bola irrita jogadores na NBA
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de outubro de 2006
Folhapress 
São Paulo - A nova bola que será usada na próxima temporada da NBA pode tornar as partidas da principal liga de basquete do planeta similar a uma pelada de rua. Ao menos esse é o diagnóstico de alguns de seus astros. Há queixosos em todas as posições, de armadores a pivôs.
As reclamações são muitas. Segundo eles, se a bola está seca, fica grudenta, dificultando os passes rápidos. Quando molhada, torna-se escorregadia, fazendo com que uma bandeja pareça jogada de alta precisão. ''Parece uma dessas bolas baratas que são vendidas em lojas de brinquedo'', definiu o pivô Shaquille O'Neal, ao tomar contato com o novo material. Dwyane Wade, seu colega de Miami, endossou a desaprovação.
O'Neal passou por apuros nesta semana, em treino. Ao tentar um simples gancho, a menos de dois metros da cesta, viu a bola escorregar de sua mão e sumir no ar. ''Foi horrível. Ele sente essa bola como se fosse de criança. Vamos ver como trabalhar isso. Shaquille pode aprender a amá-la (a nova bola). Não sei'', comentou o técnico Pat Riley.
A NBA se defende dizendo que é a primeira vez que a liga moderniza suas bolas nos últimos 35 anos. As antigas eram confeccionadas em couro, substituído agora por um modelo moderno, de microfibra.
Segundo o site da Spalding, fornecedora oficial, a nova bola tem um sistema que facilita a evaporação da água, impedindo que o material fique escorregadio. ''Esse tipo de bola já é utilizado no mundo todo, em diversos níveis. Além disso, a NCAA (liga universitária) já a adota há dez anos'', informa Stu Jackson, vice-presidente da NBA.


