Punido por doping, Contador está fora da Olimpíada
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de fevereiro de 2012
Folhapress 
São Paulo - O ciclista espanhol Alberto Contador foi punido ontem com uma suspensão de dois anos pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), em consequência do exame antidoping positivo para a substância clembuterol na Volta da França de 2010.
O tribunal, que impôs uma suspensão de dois anos com efeito retroativo a partir de 25 de janeiro de 2011, levou em consideração provisória de quase seis meses, entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011, que Contador já cumpriu. Assim, o ciclista poderá voltar a competir em 6 de agosto de 2012.
Com a punição, Contador perderá os títulos da Volta da França-2010 - será atribuído ao luxemburguês Andy Schleck -, do Giro da Itália-2011, entre outros.
Com a suspensão, o ciclista espanhol está fora da próxima edição da Volta da França e dos Jogos Olímpicos de Londres. Ele deverá retornar às competições na Volta da Espanha, que começará 12 dias após o fim da punição.
''A CAS admitiu parcialmente os recursos da Wada (Agência Mundial Antidoping) e da UCI (União Ciclista Internacional) e concluiu que Alberto Contador é culpado de uma infração de doping. Em consequência, Alberto Contador fica suspenso por dois anos com efeito retroativo a partir de 25 de janeiro de 2011'', afirma um comunicado do tribunal.
O Tribunal deu validade à tese da UCI e da Agência Mundial Antidoping (AMA) de que o mais razoável é que o positivo do ciclista espanhol foi causado por uma transfusão sanguínea ou pelo consumo de um suplemento nutritivo contaminado.
A defesa de Contador argumentou que a presença de clembuterol no sangue do ciclista foi consequência do consumo de carne contaminada adquirida na Espanha pelo cozinheiro da Astana, equipe que o ciclista competia na época.
Contador tem a possibilidade de recorrer diante dos tribunais ordinários suíços, embora o CAS represente a última instância esportiva.


