O PSTC Procopense deu um passo importante no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso ao empatar em 2 a 2 com o União nesse domingo (14), no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão (Sudoeste). O time agora só precisa de um novo empate em casa no segundo jogo decisivo, que ocorre no próximo domingo (21), em Cornélio, no estádio Ubirajara Medeiros, com o apoio da torcida local.

Pouco mais de 1,3 mil pagantes acompanharam uma partida bastante movimentada em Beltrão. Entretanto, o time da casa foi massacrado no primeiro tempo, com todas as ações e lances mais perigosos criados pelo PSTC. Apesar da “amassar o adversário”, os comandados de Reginaldo Vital não estavam com a pontaria afiada. O atacante Grafite perdeu duas boas chances de abrir o placar.

O gol do PSTC só saiu aos 35 minutos da primeira etapa, com Gerônimo. A partida parecia caminhar para o intervalo com o resultado mais justo para os visitantes, mas os donos da casa empataram após uma bola rebatida, que sobrou livre para o camisa 10 do União, Xavier, aos 45 minutos.

A postura do PSTC não mudou no segundo tempo, que continuou comandando as ações do jogo. Aos 10 minutos, Piraju colocou o time de Cornélio novamente na frente. Mas o União não desistiu de levar um resultado melhor para o Norte do Estado. Num lance que gerou muita discussão, com reclamação de impedimento, Xavier fez o segundo dele aos 32 minutos. Depois de muito bate boca, o gol foi considerado legal pela arbitragem. No final, bom resultado para a equipe de Cornélio.

AVALIAÇÃO

O técnico do PSTC, Reginaldo Vital, falou sobre a superioridade da sua equipe após a partida. “Eles nos dificultaram muito na bola parada, mas criamos muitas oportunidades de gols. No primeiro tempo, poderíamos ter saído com um 3 a 0 tranquilamente. Mas sabe como é jogo de final, a equipe da casa cresce com o apoio do torcedor. No segundo tempo voltamos mais focados ainda, tivemos novas oportunidades e fomos penalizados com um gol que pareceu irregular.”

Mesmo assim, Vital relatou que toda a comissão técnica saiu satisfeita de Beltrão, considerando o resultado positivo. “Estamos a 90 minutos do título, já iniciando o jogo com a vantagem do empate. Temos que ter tranquilidade, foco para fazer um jogo seguro e conseguir um título. Temos que trabalhar muito essa semana.”

O técnico do União, Rafael Andrade, também lamentou o resultado adverso. “Foi um jogo difícil, contra um adversário qualificado, em que acabamos tomando os gols em duas faltas de atenção. Agora temos uma semana para trabalhar com tranquilidade e conseguir esse título.”