A contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Paris Saint Germain corresponde ao melhor negócio já feito por um clube na história de transferências do futebol francês. Depois de longas negociações finalmente a direção do clube controlado pela rede de televisão ‘‘Canal Plus’’, decidiu oficializar essa contratação, apesar de um pré-contrato ter sido assinado no dia 22 de dezembro.
Um simples comunicado foi divulgado e a notícia da vinda de Ronaldinho incluída no site internet do clube, sem que tenham sido reveladas as condições financeiras da transferência. Sabe-se apenas, que no momento da assinatura do contrato no final do ano passado, o clube parisiense adiantou ao jogador o equivalente em dólares a 10 milhões de francos ( 1,5 milhão de dólares).
Algumas fontes indicam que o salário mensal do jogador será da ordem de 2 milhões de francos (300 mil dólares), mas não revelam os aspectos mais importantes da negociação financeira. Só confirmam que esse foi ‘‘um grande negócio’’ para o clube.
Emissoras de televisão justificam o bom negócio dizendo que o jogador está sendo transferido ‘‘graciosamente’’ por se tratar do primeiro grande beneficiário da chamada Lei Pelé que entra em vigor no final de março, mas que os advogados do Grêmio já estão contestando (leia texto nesta página).
As condições desse contrato, sem dúvida, são bem mais importantes do que as oficiosamente anunciadas ontem em Paris. De qualquer forma, Ronaldinho assinou um contrato de cinco anos com o clube francês, mas só deverá se integrar a equipe quando do inicio da fase de preparação para a próxima temporada.
Pelas informações recolhidas em Paris, Ronaldinho Gaúcho só estará inteiramente livre de seus compromissos com o Grêmio de Porto Alegre no dia 15 de fevereiro, data da expiração de seu contrato, cuja extensão poderá ser negociada por um tempo determinado, alguns meses, se o Grêmio tiver interesse, mantendo-se em atividade até viajar para a França no final de maio – início de junho. Do contrário, Ronaldinho Gaúcho vai continuar treinando, mas num outro clube.
A contratação da última grande revelação do futebol brasileiro vai acelerar a saída do atacante brasileiro Christian, atualmente no Paris Saint Germain. Ele pode ser negociado com o Cruzeiro. Lyon, Liverpool e Aston Villa também já demostraram interesse pelo jogador.