Amanhã ou sexta-feira Emerson Fittipaldi convocará uma entrevista coletiva para divulgar se o GP do Brasil de Fórmula Indy será mesmo realizado dia 25 de março, no Rio de Janeiro. As negociações envolvendo a prefeitura carioca, o governo do estado do Rio e até o ministério de Esportes e Turismo devem chegar hoje a uma definição. O vice-presidente da Championship Auto Racing Teams (Cart), Tim Meyer, aguarda, no Rio também, a decisão do caso. Apesar de todo o apoio recebido, depois que o prefeito Cesar Maia se recusou a cumprir o contrato com a Cart, a tendência é pelo cancelamento do evento.
Uma fonte ligada à promoção do GP do Brasil de Fórmula Indy lembrou ontem que a ‘‘irresponsabilidade’’ da prefeitura carioca pode lhe custar bem mais caro que o não-cumprimento do contrato com a Cart. O ex-prefeito Luis Paulo Conde assinou um compromisso com a entidade da Indy, onde a prefeitura se responsabiliza por pagar os direitos da corrida e ainda atualizar, ano a ano, o autódromo, que pertence à prefeitura. Esses valores chegam a US$ 5 milhões. ‘‘As multas rescisórias, para a Cart e o Emerson, mais uma possível ação de perdas e danos podem obrigar a prefeitura a desembolsar bem mais dinheiro’’, diz a fonte.
Ontem, Antony Garotinho, governador do Rio, se prontificou até em auxiliar a conclusão do circuito misto do autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, cujas obras estão paradas. O responsável pela organização do GP do Brasil, Daniel Pedroso, disse ontem que apesar do pouco tempo disponível, ainda dá para terminar o trabalho de pista e montar a infra-estrutura necessária para a disputa da prova. ‘‘As pendências para a realização da prova são financeiras e não técnicas’’, afirmou. Emerson Fittipaldi estará hoje de volta ao Rio de Janeiro para um encontro decisivo com o governador e, possivelmente, o prefeito.
Pizzonia – O piloto amazonense Antonio Pizzonia inicia hoje, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, uma série de dois dias de testes com o carro de Fórmula 3 da equipe Amir Nasr. Pizzonia quer conhecer um pouco mais o desempenho do carro em Interlagos, local da prova de abertura da temporada da F-3000, dia 31 de março. (Colaborou a Redação)

mockup