A temporada 2005 do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 apresenta mais uma novidade ao público na décima e antepenúltima etapa. A corrida de hoje marca a primeira apresentação da categoria na Argentina. A disputa acontecerá no traçado 12 do Autódromo Internacional Oscar Galvez, em Buenos Aires, a partir das 11 horas, com transmissão ao vivo da Rede Globo. É a pista mais curta a constar do calendário da categoria brasileira, com apenas 2.643 metros de extensão, em um traçado trioval, que se assemelha ao de pistas muito comuns no calendário da Nascar, a Stock Car norte-americana.
O traçado escolhido deve criar condições para que a etapa argentina seja uma das mais competitivas do ano, já que esse tipo de pista aproxima os carros e favorece as ultrapassagens.
Mas essa não será a primeira vez que a Stock Car deixa o Brasil. Em 1982, a categoria teve duas etapas no circuito português do Estoril. As duas vitórias foram de Paulo Gomes. Dos pilotos ainda em atividade, o único que participou daquela maratona lusitana foi o hoje recordista de vitórias Ingo Hoffmann, que em Buenos Aires terá entrado para história da Stock Car como o único piloto a participar de corridas da categoria em três países.
Campeonato A prova argentina pode decretar o campeão da temporada. Cacá Bueno tem 148 pontos e pode conquistar hoje o título. Para isso ele precisa vencer a corrida ou marcar dois pontos a mais do que Giuliano Losacco, o vice-líder, que soma 100 pontos. Outro com chances de atrapalhar a vida de Cacá é o terceiro colocado Hoover Orsi, que tem 90 pontos.
''De verdade, nunca passou pela minha cabeça conquistar um título brasileiro na Argentina. Mas ainda falta muita coisa! Preciso ser cauteloso, pois eu mesmo já venci campeonato em situação semelhante a dos meus adversários. A minha vantagem é boa e estou bem perto do título, mas ainda tenho de fazer boas corridas'', disse o piloto da equipe Petrobras-Action Power.
Cacá, que na Argentina ganhou seu mais importante título na carreira campeão Sul-Americano de Superturismo não esconde ansiedade para ver confirmada a conquista em Buenos Aires. ''Para mim o importante será se este título vier mesmo. Não me interessa se será em Buenos Aires, o que seria inusitado, pois ninguém nunca imaginou isso. Se vier, será interessante, pois essa corrida na Argentina representa muito para a Stock Car, pois mostra o nível que alcançamos, atraindo pilotos de outros países e empresas do Mercosul e realizando corridas fora do Brasil'', ressaltou.
Depois de evitar a conquista de Cacá Bueno em Tarumã, na última etapa, Losacco está pronto para adiar mais uma vez a definição do título. Ele ainda acredita numa reviravolta na reta final. ''Cada corrida é uma corrida diferente e só acaba na bandeirada'', filosofa. ''Basicamente, o que preciso é fazer minha parte e terminar na frente do Cacá. Já foi assim na última etapa e é assim que deve ser neste fim de semana. Depois, vamos ver como é que fica'', despista.

mockup