Protagonistas nos últimos anos no futebol brasileiro, Flamengo e Palmeiras disputam o primeiro título de 2021 neste domingo (11) ao se enfrentaram pela Supercopa do Brasil. O jogo único será disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 11h. Não haverá presença de público, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Protagonistas, Flamengo e Palmeiras lutam por primeiro título do ano
| Foto: Everton Silveira/Futura Press/Folhapress

A competição, que foi retomada no ano passado, coloca frente a frente o campeão brasileiro, no caso, o bicampeão Flamengo, e o ganhador da Copa do Brasil, competição vencida pelo Palmeiras e finalizada já nesta temporada.

Imagem ilustrativa da imagem Protagonistas, Flamengo e Palmeiras lutam por primeiro título do ano
| Foto: Mauro Horita/Folhapress

Donos de dois dos melhores elencos do país e com situações financeiras controladas, a rivalidade entre rubro-negros e alviverdes cresceu nas últimas temporadas justamente em razão dos títulos conquistados pelos adversários deste domingo.

Além do bi brasileiro, o Flamengo acumula dois títulos cariocas, o da Libertadores em 2019 e o da Recopa Sul-americana e o da própria Supercopa em 2020. Depois de vencer o Brasileiro em 2016 e 2018, o Palmeiras conquistou o Paulista, a Libertadores e a Copa do Brasil na última temporada.

A Supercopa correu risco de não ser realizada em razão de uma decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal), após ação protocolada pela Defensoria Pública da União, que determinou a volta do lockdown em Brasília e com isso apenas atividades essenciais estariam liberadas para acontecer, impedindo assim jogos de futebol.

No entanto, o governo do Distrito Federal recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e conseguiu derrubar a liminar, garantindo a realização da partida, assim como outros jogos agendados para os próximos dias no Mané Garrincha.

Equipes

O técnico Rogério Ceni poderá contar com a formação que considera ideal para a decisão. O Flamengo fez uma preparação especial para a final e poupou os titulares nos primeiros jogos do Carioca. O time principal atuou nas últimas duas partidas e ganhou com facilidade do Bangu - 3 a 0 - e do Madureira – 5 a 1. A única ausência no rubro-negro é o centroavante Pedro, que se recupera de uma lesão muscular.

Do lado do Palmeiras, o técnico Abel Ferreira não descarta a possibilidade de mudar a equipe em relação ao time que venceu o Defensa y Justicia pela primeira partida da decisão da Recopa Sul-americana. Apesar do triunfo por 2 a 1 na Argentina, o treinador português reconheceu que o time não fez uma boa partida.

Ferreira ainda não poderá contar com Luiz Adriano, que testou positivo para a Covid-19, com Gabriel Menino, se recuperando de uma lesão no tornozelo, e com Danilo Barbosa e Gabriel Veron, que ainda aprimoram a parte física.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Estádio: Mané Garrincha

Horário: 11h

Flamengo: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Willian Arão e Filipe Luís. Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta. Bruno Henrique e Gabibol. Técnico: Rogério Ceni

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Viña. Felipe Melo, Zé Rafael (Patrick de Paula) e Raphael Veiga. Willian (Danilo), Rony e Breno Lopes. Técnico: Abel Ferreira

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link