A final da Libertadores no sábado (27) entre Palmeiras e Flamengo marca o ápice de uma rivalidade que se acentuou nos últimos anos de dois clubes que se organizaram financeiramente, pagaram dívidas e aumentaram receitas para formar elencos milionários e vencedores.

Gabigol é o artilheiro da Libertadores com 10 gols em 12 jogos
Gabigol é o artilheiro da Libertadores com 10 gols em 12 jogos | Foto: Pedro H. Tesch/AGIF/Folhapress)

A decisão no estádio Centenário, em Montevidéu, às 17h (horário de Brasília), coloca frente a frente os clubes que mais venceram nas últimas temporadas no futebol brasileiro e que comprovam com mais uma final pela frente que os esforços para colocarem os times nos trilhos administrativos valeram a pena.

Palmeiras e Flamengo ganharam quatro das últimas cinco edições do Campeonato Brasileiro. O Verdão foi campeão em 2016 e 2018, enquanto que o rubro-negro é o atual bicampeão. Os rivais são os dois últimos campeões da Libertadores e buscam a terceira conquista continental.

Neste período ainda o Palmeiras acumulou um título da Copa do Brasil e um paulista. Já o Flamengo foi bicampeão da Supercopa do Brasil, o título deste ano venceu diante do Palmeiras, campeão da Recopa Sul-Americana e tricampeão carioca.

Há uma disputa particular também entre os treinadores. Renato Gaúcho está na sua terceira final de Libertadores - foi vice com o Fluminense e campeão com o Grêmio - e Abel Ferreira pode fazer história com um bicampeonato inédito.

Em campo um duelo repleto de estrelas. Do lado rubro-negro, o zagueiro David Luiz e o quarteto que é a marca deste Flamengo supercampeão: Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol, artilheiro da competição com 10 gols.

Do lado alviverde, as esperanças do torcedor estão no goleiro Weverton, no zagueiro Gustavo Gómez e no trio ofensivo formado por Raphael Veiga, Rony e Dudu.

Em campo, Renato Gaúcho terá força máxima após as recuperações físicas de Arrascaeta e Bruno Henrique. Já o treinador palmeirense deve contar com Felipe Melo, que passou os últimos dias em tratamento, e Gustavo Scarpa pode ser a surpresa entre os titulares.

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)

Estádio: Centenário

Horário: 17h

Palmeiras: Weveton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez. Felipe Melo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa. Rony e Dudu. Técnico: Abel Ferreira

Flamengo: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís. Willian Arão, Andréas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta. Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho

Brasileiro

O Atlético Mineiro pode ficar ainda mais próximo do título Brasileiro se vencer o Fluminense no domingo (28), às 16h, no Mineirão, pela 36ª rodada. Em caso de vitória, o Galo vai abrir 11 pontos de vantagem sobre o Flamengo e poderá ser campeão na terça-feira (30).

Como está na final da Libertadores, o rubro-negro só entra em campo pelo Brasileiro na terça para enfrentar o Ceará, no Maracanã. Caso o Flamengo tropece, o Galo será campeão com três rodadas de antecedência.

Também no domingo, no mesmo horário, o Corinthians recebe o Athletico, na Neo Química Arena, em busca de reabilitação depois da derrota para o Ceará. O Timão é o quarto colocado, com 53 pontos, enquanto que o Furação é o 13º, com 42. Às 19h, no Beira-Rio, o Santos encara o Internacional.

O São Paulo joga no sábado (27), às 21h30, no Morumbi, contra o Sport.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link