Prost aposta na nova equipe para temporada 2000
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de fevereiro de 2000
São Paulo, 01 (AE) - Alain Prost nunca imaginou que fosse ser tão difícil dirigir uma equipe de Fórmula 1, segundo diz com frequência. O carro apresentado por sua equipe, hoje, em Barcelona, reúne todos os elementos para finalmente decolar o seu projeto de possuir um time vencedor, segundo o francês. Com 51 vitórias na F-1 como piloto, o primeiro do ranking, Prost só colecionou decepções até agora com a Prost Grand Prix, criada em 1997. Amanhã é a vez da Sauber, de Pedro Paulo Diniz, lançar em Zurique e em grande estilo o seu novo carro, "a Ferrari azul".
Prost conseguiu reunir no projeto e construção do modelo AP03 tudo o que desejava. Primeiro a Peugeot, sua sócia, concebeu-lhe um minimotor, como haviam feito com sucesso a Mercedes, para a McLaren, e a Ford, para a Stewart. Para desenhar o carro, Prost contratou Alan Jenkins, o mesmo que projetou o eficiente modelo da Stewart no ano passado. O experiente John Barnard o assessorou.
A condução do AP03 combina os dez anos de F-1 de Jean Alesi (167 GPs disputados) com a juventude e o talento do alemão Nick Heidfeld, 22 anos, um estreante na competição, campeão da Fórmula 3.000. "Escolhi os dois porque eles se completam", disse hoje o francês. Tudo isso, mantido por um novo patrocinador principal, a Yahoo, mega-empresa da área de Internet, e o tradicional grupo fabricante dos cigarros Gauloises, dentre outros investidores.
Como dono de equipe, Prost terminou a temporada de 1997, a primeira da sua breve história, com 21 pontos, sexto entre os construtores, enquanto no ano seguinte conseguiu a duras penas um único ponto, concluindo em nono. No último Mundial classificou-se em sétimo e obteve nove pontos. Números inexpressivos para o orçamento milionário da sua organização e se comparados aos conquistados, por exemplo, pela Stewart Grand Prix, escuderia que nasceu no mesmo ano da Prost. Na F-1 comenta-se que, se Alain Prost não revelar este ano, como dirigente, a mesma habilidade de piloto, a Peugeot abandonará o projeto.
Barrichello - O piloto da Ferrari dará entrevista coletiva amanhã em São Paulo para anunciar seu novo patrocinador brasileiro, a NET. Sexta-feira Rubinho embarca para a Itália para, junto com Michael Schumacher, participar do lançamento da nova Ferrari, na sede da escuderia, em Maranello. Schumacher deverá testar o carro nos três primeiros dias, em Fiorano, enquanto Rubinho conhecerá o F320, se for essa a sua sigla, na sexta-feira, dia 11.
FIA - Max Mosley, presidente da entidade, interpelou hoje judicialmente a Comissão Européia para tornar públicas todas as acusações contra a FIA, realizadas em junho do ano passado. Segundo Mosley, houve muita "ilação" nos ataques ao organismo maior do automobilismo.