A possibilidade de esvaziar a CPI do futebol pode influenciar a posição da diretoria da CBF, que hoje decide sobre o futuro do Atlético no Campeonato Brasileiro. ‘‘O Ricardo Teixeira não tem medo da CPI, mas é lógico que ela é ruim para o futebol’’, disse um deputado federal próximo a Teixeira. Para esse deputado, uma decisão favorável ao Atlético ‘‘naturalmente ajuda’’ a esvaziar a CPI.
Ontem, a instalação da CPI ganhou força com o apoio de Pelé. ‘‘Tem deputado da turma do Teixeira pedindo pelo amor de Deus para que a decisão da CBF seja favorável ao Atlético’’, disse o deputado Abelardo Lupion (PFL-PR).
Segundo o deputado, caso a CBF não decida a favor do Atlético-PR, os parlamentares paranaenses ‘‘vão jogar pesado’’ pela instalação da CPI. O deputado Ricardo Gomyde (PC do B-PR), um dos autores do requerimento, disse que não aceita a ‘‘barganha’’ proposta por parte da bancada do Paraná.
A instalação imediata da CPI depende da aprovação por parte do plenário da Câmara de um pedido de urgência urgentíssima. Para a votação do pedido, é necessário a apresentação de um requerimento com a assinatura de 257 deputados. Segundo Gomyde, o requerimento já tem 150 assinaturas.

mockup