Promessa de equilíbrio na temporada da F-Truck
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 03 de março de 2010
Gilmar Agassi<br> Reportagem Local 
Com promessa de grande equilíbrio, a temporada da Fórmula Truck será aberta neste final de semana, em Guaporé (RS), mesmo local onde a categoria realizou sua primeira prova depois de homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), em 1996. Mais uma vez, o Norte do Paraná terá representantes na pista. Leandro Totti e João Marcos Maistro estão confirmados entre os 25 pilotos que brigarão pelo título.
Pelo segundo ano consecutivo, Totti defenderá as cores da equipe ABF Racing Team. O time é o mesmo, mas o caminhão não. Depois de vários anos correndo com um Ford - inclusive na época em que defendia a extinta Londrina Truck Racing -, dessa vez, o paranaense estará a bordo de um Mercedes-Benz. ''Estou muito motivado para esta temporada. O caminhão Mercedes briga todos anos pelo título, é um caminhão com mais potência e peso'', salientou Totti, que no ano passado enfrentou muitas dificuldades e ficou pelo caminho em quase todas as provas disputadas.
''Esse ano será diferente. O caminhão é mais confiável e certamente poderei brigar por vitórias'', acrescentou, o empolgado piloto nascido em Ibiporã, mas radicado em Londrina.
Totti prefere não apontar os favoritos ao título do campeonato. ''São pelo menos 15 pilotos em condições de brigar por vitórias nas provas. Depois dessa primeira etapa é que teremos uma noção melhor dos candidatos''.
Já o londrinense João Marcos Maistro permanece correndo com um Volvo da equipe Clay Truck Racing. Ele está na categoria desde 2005. A FOLHA não conseguiu contato com o piloto.
Novidades
Neste ano, a Fórmula Truck contará com algumas novidades. Uma delas é que este ano a competição passa a ter uma nova nomenclatura assumindo o status de Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck. A confirmação da CBA e Codasur - Confederação Desportiva América do Sul Automóvel - foi referendada no dia 6 de fevereiro na reunião anual das entidades esportivas de automobilismo da América do Sul, em Porto Alegre.
''A partir da prova de Buenos Aires confirmada no calendário, a categoria passa a ter esse cunho, e o campeão agora será brasileiro e sul-americano'', explica Nestor Valduga, diretor de Competições da CBA.
Além disso, o grid de largada de 2010 vem muito mais competitivo, com novos pilotos. Chegam nomes como Cristiano da Matta e Bruno Junqueira, dois mineiros que deixaram seus nomes registrados na história de várias categorias internacionais. Cristiano foi campeão da Indy (Champ Car) em 2002, além de andar na equipe Toyota de F-1 e Junqueira teve três vice-campeonatos na Indy (Champ Car), 2002, 2003 e 2004, além do título de campeão da F-3000 européia em 2000. Em 1999 foi piloto de teste da Williams de F-1.
Cristiano da Matta vem convidado pela Iveco para ser companheiro de equipe do pernambucano Beto Monteiro, campeão da F-Truck em 2004. Bruno Junqueira vem completar a trinca que Djalma Fogaça montou após sua aposentadoria neste ano. Junqueira vai correr ao lado do paulista Danilo Dirani e do gaúcho Andersom Toso.
Outro talento do automobilismo brasileiro que chega à Fórmula Truck é o paulistano Paulo Salustiano que defenderá a equipe ABF Volvo. Salustiano corria na Stock Car sendo um dos pilotos de mais atuantes na categoria.


