SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A temporada de sucesso até o momento do Fluminense, que recebe o Cuiabá às 11h deste domingo (6), em busca de sua primeira vitória na atual edição do Campeonato Brasileiro, tem bastante a ver com o desempenho de seus centroavantes.

Fred é o principal goleador da equipe e vem sendo um jogador participativo para o funcionamento do sistema tático do técnico Roger Machado. E o mesmo se pode falar de Abel Hernández, que, em pouco tempo, já mostrou que pode substituir o ídolo no comando do ataque sem uma queda brusca em produtividade.

Na estreia na Copa do Brasil, na última quarta (2), ambos os jogadores deixaram sua marca, em um duelo equilibrado com o Red Bull Bragantino. Fred marcou o primeiro gol do Fluminense em contra-ataque impecável, e Abel Hernández fechou o placar após uma emboscada tricolor na saída de bola dos paulistas.

"O Fred tem sido importante para o Fluminense, assim como o Abel. No ano em que trabalhamos juntos no Atlético-MG, o Fred também fez uma temporada de muitos gols. Sobretudo porque, nas equipes em que trabalho, tenho como referência o jogador da frente, que é o artilheiro da equipe. Nas movimentações de posicionamento de jogadas, vou trabalhar para que ele seja o comandante da área e a principal válvula para a gente balançar as redes", explicou Roger.

A importância dada pelo treinador a seus centroavantes ainda se reflete no desempenho de Abel. O uruguaio foi contratado no fim de abril e fez apenas dez jogos até agora, dos quais teve quatro como titular. Nesse período, foram cinco gols, colocando-se como vice-artilheiro do Fluminense.

Já Fred disputou 14 partidas na temporada de 2021 e marcou 11 gols. Além do tento na estreia na Copa do Brasil, o atacante também marcou quatro em seis jogos da Libertadores e mais seis no Campeonato Carioca.

Com o gol marcado diante do Bragantino, o veterano se aproximou da artilharia histórica da Copa do Brasil: tem agora 35 gols, apenas um a menos que Romário. "Espero poder marcar mais e igualar o nosso ídolo, que é o Romário. Espero que seja logo porque o fim está próximo", brincou Fred.

Além de ser o principal goleador do Fluminense, Fred também tem contribuído para o funcionamento do sistema ofensivo trabalhando bem com os ponteiros velocistas do time. Foi o que aconteceu no primeiro gol diante do Bragantino, quando o capitão acionou Gabriel Teixeira na direita e recebeu de volta para marcar.

"Fico feliz pelo ano que ele está fazendo, bem na maioria dos jogos. Está entrando inteiro, dando o seu melhor. E quando está desgastado, dando a vaga para um companheiro terminar o serviço. É um ano importante para nós e para ele, estamos construindo uma temporada boa", avaliou Roger.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 11h (de Brasília) deste domingo (6)

Árbitra: Edina Alves Batista (SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Transmissão: Premiere