São Paulo - O príncipe da Jordânia Ali Bin al Hussein, de 39 anos, anunciou nesta terça-feira sua intenção de apresentar sua candidatura à presidência da Fifa. Ele já é vice-presidente da entidade e representante da Ásia. "Estou satisfeito em anunciar hoje (ontem) minha intenção de me apresentar como candidato para o cargo de presidente da Fifa", escreveu Hussein em sua conta no Twitter.
Hussein acrescentou que não foi uma decisão fácil e que só decidiu "após uma cuidadosa reflexão e muitas discussões com colegas respeitados da Fifa nos últimos meses".
O príncipe jordaniano criticou a controversa gestão de Joseph Blatter, de 78 anos, o atual presidente que concorrerá ao quinto mandato. "As manchetes devem ser sobre futebol, o formoso esporte, e não sobre a Fifa". O futebol, acrescentou, "merece uma entidade de governo de classe mundial, uma organização de serviços e um modelo de ética, transparência e boa governança".
Blatter anunciou no início de setembro que repetia a candidatura ao cargo que exerce desde 1998. O outro candidato à presidência é o francês Jérôme Champagne, de 55 anos e ex-vice-secretário-geral da Fifa, que foi o primeiro a anunciar sua candidatura. As candidaturas serão apresentadas oficialmente no próximo dia 29 de janeiro e devem ter o apoio de pelo menos cinco dos 209 membros da organização. As eleições estão previstas para o dia 29 de maio em Zurique, na Suíça.

mockup