A pandemia do Coronavírus já atinge eventos esportivos programados para Londrina e cidades da região Norte do Estado. Com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas, algumas competições já foram canceladas e outras estão adiadas temporariamente.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna seria o palco da abertura da temporada 2020 da Copa Truck nos dia 4 e 5 de abril. A organizadora da prova adiou na segunda-feira (16) a realização da primeira etapa, que contaria também com a corrida da Copa HB20.

Imagem ilustrativa da imagem Precaução pelo Coronavírus cancela eventos em Londrina e região
| Foto: Duda Bairros/+Brasil

"A decisão já era algo esperado por conta do agravamento do cenário nos últimos dias no Brasil e no mundo. A conversa com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e o comunicado emitido vão ao encontro ao nosso pensamento, que é de preservar a integridade de pilotos, equipes, profissionais envolvidos no evento e, principalmente, o público", comentou, em nota, Vanda Camacho, diretora-geral da Mais Brasil Esportes.

Também na segunda-feira, a CBA suspendeu, por prazo indeterminado, a realização de provas automobilísticas no país. A organização da Copa Truck mantém o calendário com nove provas e a etapa de Londrina deve ser remarcada para uma nova data.

JOGOS ESCOLARES

A FEL (Fundação Esportes de Londrina) decidiu, em conjunto com o Núcleo Regional de Educação, suspender a realização da fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná, que começariam na quarta-feira (18). A competição teria a participação de 1,2 mil alunos de Londrina de idades entre 12 e 17 anos. "Algumas escolas entraram em contato conosco pedindo a suspensão e passamos essas informações para o Núcleo para podermos tomar esta decisão", explicou Sandro dos Santos, assessor de Esportes e Eventos da FEL.

De acordo ainda com Santos, organizadores do Naturação Urbana, evento que seria realizado no sábado (21), no lago Igapó, também procuraram a FEL e decidiram por não promover a atividade.

Modalidade com alto número de eventos, as corridas pedestres também sentem os efeitos do Covid-19. A Unimed Londrina cancelou uma prova agendada para o dia 29 de março e procura uma nova data para remarcá-la. Guilherme Piazzalunga, diretor da Capa Eventos, afirmou que a empresa tem vários eventos programados e que a ideia inicial é reprogramar as corridas para uma nova data.

"Temos várias corridas com material já produzido, patrocinadores fechados e parceiros. A ideia não é cancelar os eventos e sim tentar remanejá-los", frisou. "Estamos organizando uma prova no dia 4 de abril em Apucarana e ainda não definimos se ela será mantida ou adiada".

Cambé

A secretaria Municipal de Esportes de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) decidiu, em comum acordo com a prefeitura municipal e a secretaria de saúde, cancelar alguns eventos esportivos. Os Jogos Estudantis, que começariam nesta terça-feira (17), foram suspensos. A competição reuniria 700 alunos do município.

"Por precaução também preferimos cancelar o torneio início da Copa Paraná de vôlei, que Cambé seria sede a partir de sábado, com equipes de várias cidades do estado, com atletas entre 12 e 18 anos", frisou o secretário de esportes, Eduardo Cazarim. Os jogos da Liga Metropolitana de Futsal programados para o município também foram adiados.