Rio - Num jogo de dezenas de passes errados e com uma arbitragem muito confusa, valeu a decisão do técnico do Vasco, Cristóvão Borges, de poupar seus principais jogadores no primeiro tempo e, após o intervalo, levar a campo Juninho Pernambucano e Alecsandro. Foi num cruzamento perfeito do meia que o atacante definiu o placar: 2 a 1 sobre o Grêmio, na noite deste domingo, em São Januário, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro.
O gramado esburacado de São Januário prejudicou ainda mais o jogo - expectativa que já existia porque os dois times deixaram vários titulares fora do confronto. Na próxima quarta-feira, o Vasco define vaga para a semifinal da Libertadores contra o Corinthians, no Pacaembu. E no dia seguinte, o Grêmio recebe o Bahia em Porto Alegre para decidir sua permanência na Copa do Brasil.
A falta de qualidade técnica prevaleceu na maior parte do tempo. Os erros se sucediam com muita frequência e irritavam torcedores das duas equipes. O volante Fellipe Bastos, de falta, fez 1 a 0 para o Vasco aos 22 minutos. Logo depois, aos 25, o também volante Fernando empatou para o Grêmio.
O árbitro Célio Amorim anulou um gol polêmico, a favor do Grêmio, num lance que pareceu ser normal. Depois, quando o Vasco já vencia por 2 a 1, graças ao gol de Alecssandro aos 23 minutos, inventou um pênalti para o time gaúcho. Marcelo Moreno cobrou e Fernando Prass evitou o gol de empate.
No final do jogo, o técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, foi até Célio Amorim no centro do gramado para registrar suas reclamações. Mas o resultado final foi mesmo vitória do Vasco por 2 a 1.




NO RIO DE JANEIRO

Vasco 2

Fernado Prass; Allan, Renato Silva, Rodolfo (Rômulo) e Dieyson; Eduardo Costa, Nilton, Fellipe Bastos e Carlos Alberto; Wiliam Barbio (Juninho) e Kim (Alecsandro). Técnico: Cristóvão Borges

Grêmio 1

Victor; Edilson, Saimon, Naldo (Leandro) e Pará; Vilson, Fernando, Marco Antônio e Marquinhos (Rondinelly); André Lima (Marcelo Moreno) e Miralles. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Árbitro: Celio Amorim (SC)
Estádio: São Januário
Gols: Fellipe Bastos, aos 22, e Fernando, aos 25 minutos do 1º tempo; Alecsandro, aos 23 minutos do 2º tempo
Renda: R$ 106.440
Público: 5.826 pagantes

mockup