Araçatuba, 13 (AE) - O técnico da Portuguesa, Nelsinho Baptista, tinha razão quando previu um confronto difícil com o Araçatuba, time de pior campanha no Campeonato Paulista. Num jogo equilibrado, os dois times empataram em 1 a 1, hoje à tarde
em Araçatuba. O resultado manteve a Lusa na liderança do Grupo 1, com 14 pontos, e garantiu o primeiro ponto do time do Interior, que até então havia perdido todos os 5 jogos que disputou.
A Portuguesa pressionou desde o início do jogo e, logo aos 3 minutos, mandou uma bola na trave do adversário, num cabeceio do zagueiro Elvis.
Aos poucos, porém, o Araçatuba se acertou em campo, assimilando o esquema defensivo, com 3 zagueiros, armado pelo técnico Pablo Centrone e chegou a dominar o jogo no primeiro tempo.
O lateral Garrinchinha e o atacante Pichetti foram os responsáveis pelas jogadas mais perigosas, conseguindo escanteios seguidos e exingindo vários intervenções do goleiro Ronaldo. Na melhor oportunidade, aos 45 minutos, Pichetti recebeu lançamento da direita, mas cabeceou para fora, rente à trave do gol da Portuguesa.
A superioridade do Araçatuba, que fez hoje seu melhor jogo no campeonato, foi recompensada logo aos 4 minutos da etapa final.
Pichetti cobrou escanteio, Hélio antecipou-se à defesa da Portuguesa e desviou à pequena área, onde o zagueiro Omar Rios concluiu, de peixinho, sem chance para Ronaldo.
A desvantagem no placar fez a Portuguesa acordar, mas, até reencontrar-se em campo, o time tentou chegar ao empate na base do desespero, com chutes de fora da área, que iam para fora ou eram defendidos com facilidade por Cristiano.
A primeira chance real de empate da Lusa só veio aos 24 minutos.
Evandro, que substituiu Ricardo Lopes e deu maior criatividade ao meio de campo, ficou cara a cara com Cristiano, mas em vez de tentar a conclusão, preferiu o passe para Bentinho
permitindo a recuperação da defesa adversária.
O gol aconteceu um minuto depois, em outra jogada de Evandro. Ele avançou pela esquerda e cruzou. O Araçatuba rebateu e Alexandre aproveitou a sobra, chutando forte e rasteiro, no canto de Cristiano. A Portuguesa retomou o comando do jogo e ainda criou 3 chances para virar o placar, mas esbarrou na boa atuação do goleiro do Araçatuba. Araçatuba 1, Portuguesa 1 Ficha Técnica Araçatuba: Cristiano; Renato Carioca, Marcão e Omar Rios; Garrinchinha, Fábio Vidal, Peres, Evandro e Pichetti (Micas); Alex Carioca (Émerson) e Hélio (Marks). Técnico: Pablo Centrone. Portuguesa: Ronaldo; Márcio Goiano, Émerson, Elvis e Paulo Fabrício (Marcelo Santos); Ricardo Lopes (Evandro), Carlinhos, Marquinhos e Alexandre; Bentinho (Jean) e Leandro. Técnico: Nelsinho Baptista. Juízes: Antonio Cláudio Perin e André Roberto Ferreira Pinto. Cartão Amarelo: Alex Carioca, Paulo Fabrício, Peres e Márcio Goiano. Renda e Público: não divulgados. Local: Estádio "Adhemar de Barros", Araçatuba-SP.