Portuguesa substitui veteranos por juniores
Áureo Nogueira
De Londrina
A Portuguesa afastou ontem seis jogadores veteranos e promoveu igual número de juniores para tentar uma vitória contra o Paranavaí, às 20h30 de amanhã, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), em Londrina, pela Copa Paraná.
A decisão foi tomada em uma reunião entre diretores, comissão técnica e elenco, no início da noite de ontem. O goleiro Carlão, os laterais Cambé e Marquinhos Santos, o volante Marcelo, o meia Édson Vieira e o atacante Edilson Tilico cedem lugar para os juniores Mário Rocha, Flávio, Tito, Rodrigo, Paulo e Nilson.
De acordo com o coordenador-Geral, Amarildo Vieira, a medida foi motivada por duas razões: o fraco desempenho do time em campo e a necessidade de iniciar a montagem do time-base que vai disputar a Série A-1 do Campeonato Paranaense, no primeiro semestre do ano que vem.
Perdemos a vaga na Série C do Campeonato Brasileiro e estamos há três jogos sem vencer na Copa Paraná. Além de que precisamos experimentar jogadores jovens para a formação do time que disputará o Paranaense no ano que vem, justificou Amarildo, fazendo questão de enfatizar que os jogadores veteranos vão continuar treinando com o elenco.
O coordenador-geral esclarece, entretanto, que os jogadores afastados do time titular podem se transferir para outros clubes a qualquer momento. O goleiro Carlão já foi liberado e viajou ontem a Santa Catarina, onde deve acertar com o Itajaí, que disputa a Segunda Divisão catarinense.
Apesar de decisão de substituir jogadores veteranos por juniores, o técnico Livio Vieira só define o time após o treinamento coletivo de hoje à tarde, no Estádio da Vila Santa Terezinha. Haverá disputa por posição em todos os setores do campo, a começar pelo gol, revelou o técnico.
Fred e Mário Rocha disputam a posição de Carlão. Na lateral-direita, a briga será entre Amaro, Tito e Leo; na esquerda, entre Flávio e Amaro. No meio-campo, Nilson e André disputam a posição que era ocupada por Marcelo; e Rogerinho, Tana e Erivélter, a de Édson Vieira. E, na frente, a posição de Tilico ficará entre Paulo e Rodrigo.
A média de idade do time vai ser bastante reduzida. Se, de um lado, perdemos experiência, de outro devemos ganhar em vitalidade, completa o técnico Lívio, lembrando a necessidade de vencer os dois próximos jogos, que o de amanhã e o do dia 26, contra o Arapongas, para passar que a equipe se classifique à outra fase.





