Portuguesa Santista goleia Araçatuba
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de janeiro de 2000
Por Zuleide de Barros
Santos, 06 (AE) - A Portuguesa Santista não teve trabalho para vencer o Araçatuba por 4 a 1, hoje em Ulrico Mursa, conquistando sua primeira vitória no Campeonato Paulista. Além da derrota, o time do interior teve dois jogadores expulsos - Marcelo Heleno e Ticão -, desfalques para a próxima partida. Já a lusinha terá a volta do meia Darci no clássico português de quarta-feira, quando as duas portuguesas se enfrentam no Canindé. "Com essa vitória, o time ganhou credibilidade", disse o técnico Marinho Peres. "Faltava entrosamento e agora a equipe só deve crescer"
completou, preparando-se para "as duas pedreiras da semana", contra a Lusa e a Ponte Preta.
A Portuguesa Santista saiu na frente: aos 9 minutos, Rogério Seves cobrou falta, Marcos rebateu e o zagueiro Lima marcou o primeiro gol. Com o domínio da partida, a lusinha voltou a marcar aos 27, quando Jorginho se antecipou à zaga e marcou de cabeça. Numas das poucas vezes que o Araçatuba foi ao ataque, o zagueiro Marcelo Heleno aproveitou uma indecisão da zaga e do goleiro Pittarelli para diminuir.
No intervalo, o técnico Pablo Centrone mudou a dupla de atacantes com o objetivo de chegar ao empate, mas não contava com a expulsão do zagueiro Marcelo Heleno, logo aos 4 minutos. A Portuguesa soube aproveitar a vantagem numérica e, aos 9 minutos
Eliel desviou para o gol de Marcos a bola cruzada por Tico Mineiro, aumentando a diferença.
A essa altura, o Araçatuba se cuidou para não tomar uma goleada e o quarto-zagueiro Marcelo Vidal entrou no lugar do meia Paulo César, suprindo a deficiência criada com a saída de Marcelo Heleno. Aos 32, foi a vez do atacante Ticão ser expulso. A pressão da lusinha continuou até o fim do jogo, tendo Andrade acertado duas bolas na trave e, aos 46, o lateral Marco Aurélio acertou um bonito chute de fora da área, fechando a goleada por 4 a 1. Ficha técnica: Gols - Lima, aos 9, Jorginho, aos 27 e Marcelo Heleno, aos 31 minutos do primeiro tempo; Eliel, aos 9 e Marco Aurélio, aos 46 minutos do segundo tempo. Portuguesa Santista - Pittarelli; Marco Aurélio, Lima, Neto e Rogério Seves (Andrade); Capitão, Marcos Bazílio, Jorginho (Rossato) e Arnaldo; Tico Mineiro (Sandro) e Eliel. Técnico - Marinho Peres. Araçatuba - Marcos; Garrinchinha, Marcelo Heleno, Marcão e Cleomar; Evandro, Flávio, Marcelo Borges e Paulo César (Marcelo Vidal); Hélio (Ticão) e Mendonça (Alex Carioca). Técnico - Pablo Centrone. Juízes - Luciano Calabietto Quilchini e Élcio Borborema. Cartões - Marcelo Heleno e Ticão (vermelho); Evandro (amarelo) Renda - Não divulgada Público - Não divulgado Local - Ulrico Ursa (Santos)