Portuguesa impõe 'toque de recolher' à espera do União
Áureo Nogueira
De Londrina
A preocupação em conseguir uma vitória sobre o União Bandeirante, domingo no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), é tão grande na Portuguesa Londrinense que o clube decretou toque de recolher desde ontem. Os jogadores entraram em regime de concentração às 22h30. A recomendação é que todos devem ir para a cama logo depois das 10 horas da noite para que estejam com a máxima energia na tarde de sábado.
No coletivo-tático, em apenas dois toque na bola, realizado ontem à tarde no Estádio da Vila Santa Terezinha, os jogadores demonstraram muita disposição, realizando um treino bastante movimentado. A vitória é fundamental no futebol. Os 2 a 0 sobre o Batel (domingo em Guarapuava) trouxeram uma tranquilidade muito grande. O ambiente no grupo é de quem quer chegar à classificação, atestou o técnico Geraldo Roncatto.
Para conquistar a sonhada classificação não basta vencer o União. É preciso torcer por outros resultados. A começar pelas derrotas do Francisco Beltrão para o Paraná Clube (a partida seria realizada ontem à noite em Beltrão). Assim, o Beltrão estaria definitivamente eliminado e o Atlético precisaria vencer o União amanhã (hoje) à tarde e o Londrina no sábado, explicou Roncatto.
O treinador da Lusa lembra que é União de coração e que entende ser importante para a cidade a classificação também do Londrina. Entretanto, ressalva que é um profissional. Como profissionais, defendemos os interesses da Portuguesa. Por isso, estamos torcendo para o Rubro-Negro contra o União e o Londrina.
Depois do treino de ontem, o técnico Roncatto e a Comissão Técnica reuniram-se com os jogadores no centro do campo. Depois da reunião, Roncatto disse à Folha que a conversa com o elenco é frequente e que ontem lembrou a todos uma situação semelhante que viveu no União, na disputa do Paranaense de 97.
Ele contou que o União precisava de três vitórias em dois jogos fora de casa. Vencemos o Rio Branco e o Londrina fora e o Toledo em casa na última rodada, ficando entre os seis classificados. Agora são oito vagas e nós já vencemos o Batel. Agora precisamos completar o serviço, disse.
Depois do coletivo programado para as 15h30, no Santa Terezinha, Roncatto define o time que entra jogando no sábado. Ele pretende mexer o mínimo possível no grupo que venceu o Batel. Por isso, a tendência é que Leonardo seja mantido no meio-campo, Fabiano na zaga e Carlão no gol. O único problema é Luís Fabiano. O Departamento Médico deve liberá-lo hoje para a volta aos treinos, mas dificilmente o meia terá condições de jogo.





