São Paulo - Portugal decidirá a Liga Europa. Depois de golear o Villarreal no jogo de ida, o Porto teve tranquilidade ontem na Espanha, até perdeu por 3 a 2, mas confirmou a sua classificação para a decisão, onde encontrará o surpreendente Braga, que eliminou o Benfica com uma vitória em casa por 1 a 0. A decisão será em Dublin, na Irlanda, no dia 18 de maio.
Assim, o Porto segue para uma campanha quase perfeita na temporada. No Campeonato Português, foi campeão com cinco rodadas de antecedência, na casa do maior rival, o Benfica. De 28 jogos até aqui, só empatou dois e não perdeu. Está também na final da Taça de Portugal, contra o Vitória de Guimarães. Na semifinal, eliminou o Benfica. Só caiu precocemente na Copa da Liga.
A campanha na Liga Europa também é exuberante. Eliminou o Villarreal com um somatório de 7 a 4. Na fase anterior, já havia passado pelo Spartak de Moscou pelo placar combinado de 7 a 3. Em 16 jogos, venceu 14 vezes, empatou uma e só perdeu para o Sevilla.
O Braga também faz história. Apesar do elenco modesto, veio como terceiro do seu grupo na Liga dos Campeões e eliminou Benfica, Dynamo de Kiev e Liverpool, além do Lech. Sempre sofrido, mas sempre merecido também.
Apesar de nunca ter conquistado o Campeonato Português - tem uma Taça de Portugal -, o time já tem um título internacional, o da Copa Intertoto de 2008/2009.
Na Espanha, o Villareal saiu na frente com Cani. Hulk e Falcão viraram para o Porto, que depois sofreu dois gols: Capdevilla e Rossi deram um alento aos espanhóis, mas a recuperação parou por aí. Já o Braga se classificou à decisão graças à um gol marcado por Custódio.

mockup