São Paulo - A polícia deteve 27 pessoas na noite de quarta-feira após uma briga entre torcedores do Corinthians e do Vasco antes da partida que aconteceu no Estádio do Pacaembu, pela Copa do Brasil. Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas na confusão.
Por volta das 21h30, um comboio de 15 ônibus vascaínos, escoltado pela Polícia Militar, foi interceptado na altura da Ponte das Bandeiras, na marginal Tietê, por um ônibus da torcida Gaviões da Rua São Jorge, dissidente da Gaviões da Fiel.
O ônibus da torcida corintiana estava acompanhado por quatro carros munidos com pedras, barras de ferro e fogos de artifício. Segundo a polícia, o encontro entre as torcidas foi casual, e não uma emboscada.
O confronto envolveu 450 pessoas e durou cerca de 15 minutos. A polícia contabilizou oito feridos e 27 detidos. O torcedor corintiano Clayton Pereira de Souza, 27, morreu após ser levado para um hospital da região.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, policiais realizaram diligências em ruas da região à procura de mais envolvidos. Foram apreendidos com os suspeitos barras de ferro, rojões e uma faca.
Às 23 horas, em represália à morte do torcedor, corintianos que saíam do Pacaembu incendiaram um ônibus de torcedores vascaínos, estacionado próximo ao estádio.
Na volta dos torcedores do Vasco rumo ao Rio de Janeiro, a polícia teve que mudar o trajeto do comboio, da rodovia Presidente Dutra para a rodovia Ayrton Senna, devido à ameaça de uma emboscada na cidade de Santa Isabel.
Procuradas pela reportagem, torcidas organizadas dos dois times não quiseram comentar o assunto e negaram ter qualquer envolvimento com a confusão.
O Corinthians empatou com o Vasco por 0 a 0, no Pacaembu, e assegurou vaga na decisão da competição. As finais serão disputadas nos dias 17 de junho e 1º de julho. A primeira partida da semifinal entre Corinthians e Vasco, disputada no Maracanã, no dia 27 de maio, tinha terminado empatada por 1 a 1. O gol marcado fora de casa decidiu o confronto.

mockup