Janaina Tupan Frare
De Londrina
Especial para a Folha
Torcedores devem deixar os carros em casa nos dias de jogos e ir ao Estádio do Café de ônibus. A recomedação é do capitão Cieslak, da Polícia Militar. Segundo ele, esta é a melhor opção para quem não quer se preocupar com congestionamentos e segurança nos jogos do Pré-Olímpico.
Para agilizar o deslocamento dos torcedores, a empresa TCGL – Transporte Coletivo Grande Londrina, estará disponibilizando, além das linhas normais, mais 60 ônibus para o trajeto. O esquema especial começa a funcionar no dia 19, quando o Brasil estréia contra o Chile. Haverá ônibus no Terminal Central de cinco em cinco minutos a partir das 18 horas. Os terminais Milton Gavetti, Vivi Xavier e Ouro Verde (Zona Norte) e Acapulco (Zona Sul) também terão esquema especial.
Simulado – A Polícia Militar realiza hoje, a partir das 16 horas, treinamento simulado para garantir a segurança no estádio durante os jogos. O treinamento começa com instruções no auditório do Sindicato do Comércio Varejeiro de Londrina – Sincoval e depois, segue para o Café, onde os policiais receberão as instruções operacionais.
Ao todos serão 460 policiais, que nos dias de jogos estarão orientando os torcedores, e garantindo a segurança pública e do patrimônio. Entre as recomendações, que serão passadas no treinamento de hoje estão as de que é proibida a presença de cambistas, e que os mesmos poderão ser presos em flagrante. Quanto aos ‘‘flanelinhas’’, também será efetuada a prisão desde que as pessoas que se sentirem constrangidas, recorram aos policiais.